08/08/2022 às 17h29min - Atualizada em 08/08/2022 às 17h29min

Fiéis enfrentam vários quilômetros de romaria e lotam igreja no início dos festejos do Senhor do Bonfim


 
Os festejos do Senhor do Bonfim tiveram início neste fim de semana em Natividade, no sudeste do Tocantins. A principal parte da programação é a romaria até o povoado do Bonfim. Essa é a maior peregrinação religiosa do estado e vem sendo realizada há cerca de 200 anos, segundo historiadores.

Serão 12 dias de festa. Durante o fim de semana, vários fiéis estiveram presente na missa que abriu a programação dos festejos no povoado que fica a 200 quilômetros de Palmas.

A igreja ficou lotada para o início a programação que reúne fé, tradição e muita religiosidade. O devoto Arthur Ribeiro Rodrigues conta que acompanha a programação desde criança.

A tradição da romaria veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país. No Tocantins os festejos também são realizados nos municípios de Araguacema e Tabocão.

"Essa romaria atravessou o final do século 18, possivelmente quando foi construída a capela que deu origem à romaria. Chegou no século 19, 20 e 21. A partir do século 20 é que documentalmente a gente encontra mais coisas e que a gente acredita que cresceu bastante", explica o professor e historiador Watila Misla Fernandes.

Em 2019, as celebrações atraíram cerca de 500 mil pessoas. Nos anos de pandemia mais intensa, o evento ficou restrito, mas agora os romeiros retomaram a tradição com toda força.

Pela tradição, os romeiros saem do centro de Natividade a pé ou de bicicleta para ir até o povoado. São 23 quilômetros de um ponto a outro. Como demonstração de fé, muitos optam por percorrer caminhos ainda mais longos.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90