03/08/2022 às 08h00min - Atualizada em 03/08/2022 às 08h00min

Cartórios eleitorais do interior do estado começam a receber urnas eletrônicas para as eleições


 
Os preparativos para as Eleições 2022 seguem no Tocantins e nesta terça-feira (2), mais de 1,8 mil urnas foram enviadas para zonas eleitorais do estado. Ao todo, 4.870 equipamentos vão ser distribuídos aos municípios para que cerca de 1,94 milhão de eleitores possam escolher seus representantes para os próximos quatro anos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 1.834 equipamentos saíram da Cental de urnas para cerca de 50 municípios. Na primeira remessa, 13 zonas eleitorais vão receber as urnas. A maioria seguiu para municípios da região norte e extremo-norte do estado.

Na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), outras quatro zonas receberão 554 urnas. Elas saem prontas para receberem as configurações de cada Cartório Eleitoral. A previsão é que todos os equipamentos sejam entregues na primeira quinzena deste mês.

Clima eleitoral

O autônomo Auricélio Miranda Mota já se preparou para a votação do dia 2 de outubro e está em dias com a Justiça Eleitoral. "É um exercício da democracia e dia 2 de outubro nós temos exercer ela né. Estou preparado, o título está na mão".

Toda logística do transporte das urnas ocorre com antecedência, já que os equipamentos precisam passar por diversos testes antes do dia do primeiro turno. "No próprio transporte das urnas para os cartórios eleitorais elas podem apresentar algum problema, então elas são testadas. Outra característica é que há muitos servidores contratados temporários para essa eleição. E esses servidores precisam ser treinados", disse Renato Bezerra, que atua na seção de urnas do Tribunal.

Os preparativos do TRE são para que no dia das eleições, o processo ocorra de forma transparente para os eleitores tocantinenses.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento