01/08/2022 às 17h37min - Atualizada em 01/08/2022 às 17h37min

Araguaína terá eventos para conscientização pelo fim da violência contra a mulher


 
Araguaína terá palestras e rodas de conversa da Campanha Agosto Lilás para conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Realizada pela Prefeitura em parceria com o Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), em comemoração ao mês de criação da Lei Maria da Penha, a programação terá início no próximo dia 2 e encerramento no dia 30. Dentre as ações estão capacitações a servidores e pessoas atendidas em programas sociais do Município.
 
De acordo com a diretora interina de Políticas Públicas Setoriais, Rhaíssa da Rosa, o objetivo é promover conhecimento, reconhecimento e o combate à violência contra as mulheres. “É preciso entender e saber o que fazer em situações de violência, para combater todas as formas, sendo física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”, explicou. Os eventos serão realizados no auditório do Unitpac, com colaboração do corpo acadêmico da instituição.
 
Capacitação de servidores
Para um atendimento melhor às mulheres de Araguaína, principalmente na identificação de casos de violência, os primeiros dois dias de evento serão de capacitação dos servidores públicos municipais das secretarias de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Saúde, Esporte, Educação, dentre outras, sendo aberta a todos os servidores. Na abertura, terça-feira, 2, às 19 horas, haverá a dinâmica "Brain storm" (Chuva de Ideias) com a diretora Rhaissa da Rosa e a palestra “Proteção e Defesa: Dever de Todos” com a delegada Ana Maria Varjal.
 
Já na terça-feira, 3, das 9 às 12 horas, será realizada a palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica – Aspectos Jurídicos e Psicológicos”. Pela tarde, das 14 às 17 horas, serão ministradas as oficinas Identificação e Escuta Ativa e Estudos de Casos.
 
Atendimento social

Na sequência da programação, as ações serão com o público atendido pelos programas sociais da Prefeitura. No dia 9, das 14h30 às 17 horas, o trabalho será voltado ao público jovem do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) com a palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica: Roda de Conversa sobre a LMP”.
 
No dia 16 de agosto, 14h30 às 17 horas, a programação será com as mulheres atendidas pelas equipes da atenção básica e empregabilidade, com palestra sobre o tema “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica: Mexeu com uma, mexeu com todas”. O tema volta a ser apresentado no dia 23, no mesmo horário, às mulheres atendidas pelas equipes da Proteção Social Especial e indígenas da etnia Warao.
 
O encerramento, no dia 30, também das 14h30 às 17 horas, terá participação do Coletivo Julho das Pretas com a palestra “A violência contra a mulher negra”, unindo os eventos de conscientização do Agosto Lilás com o Ciclo Informativo Antirracismo, que está em andamento desde julho deste ano e visa discutir e conscientizar a sociedade quanto ao racismo.
 
Programação

Dia 2 (terça-feira)
19h – Abertura, dinâmica com a diretora Rhaissa da Rosa e palestra “Proteção e Defesa: Dever de Todos” com a delegada Ana Paula Varjal.
 
Dia 3 (quarta-feira)
9 às 12h – Palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica – Aspectos Jurídicos e Psicológicos”
14 às 17h – Oficinas “Identificação e Escuta Ativa” e “Estudos de Casos”
 
Dia 9 (terça-feira)
14h30 às 17h – Palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica: Roda de Conversa sobre a LMP.
 
Dia 16 (terça-feira)
14h30 às 17h – Palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica: Mexeu com uma, mexeu com todas”.
 
Dia 23 (terça-feira)
14h30 às 17h – Palestra “Conhecer, Reconhecer e Combater a Violência Doméstica: Mexeu com uma, mexeu com todas”.
 
Dia 30 (terça-feira)
14h30 às 17h – Palestra “A violência contra a mulher negra” com Coletivo Julho das Pretas.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento