26/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 26/07/2022 às 08h00min
Mais de 14 mil metros de redes e 130 kg de pescados são apreendidos em operação nos rios do Tocantins
Em pouco mais de 10 dias, fiscais conseguiram apreender 14,1 mil metros de redes de pesca ilegal, sete tarrafas além de 130kg de pescado além de animais abatidos. Esse é o balanço de mais uma etapa da Operação Malha Fina, realizada entre os dias 14 de julho e esta segunda-feira (25).
Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), três equipes realizaram as apreensões. A primeira percorreu o rio Araguaia nos municípios de Couto Magalhães, Bernardo Sayão, Pau D’Arco e Juarina. A segunda esteve em trechos do o rio Tocantins, nos municípios de Tupiratins, Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia e a terceira equipe passou pelo lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo em Porto Nacional, Palmas e Lajeado.
Além das redes e dos pescados, os fiscais recolheram uma uma paca, uma capivara e um jacaré, que foram enterrados. Já os 130kg de peixes foram doados a comunidades carentes do entorno das cidades fiscalizadas.
A fiscalização ainda fez blitzen educativas, palestras e orientou pescadores e pessoas que estavam acampando sobre as regras com relação à prática de pesca no Tocantins.
A Operação Malha Fina, lançada no início de junho, ainda conta com parceiros para coibir os crimes ambientais. (G1 Tocantins).