O talento dos bailarinos do Balé Popular do Tocantins foi destaque na 7ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, realizado pelo Conselho Brasileiro de Dança e Studio Dançante, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na semana passada.
O projeto de dança da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou do evento com 12 coreografias e conquistou premiações de segundo lugar em três categorias e de terceiro lugar em outras quatro apresentações.
O Balé Popular disputou o festival com bailarinos e coreógrafos de vários países, entre eles, Estados Unidos, Itália e Polônia, além de mais de 1.200 representantes de diversos estados brasileiros. O Tocantins foi representado por 44 bailarinos e seis professores em apresentações de danças urbanas, contemporâneas, jazz e danças solos livres, com temáticas da cultura brasileira e regionais, como das quebradeiras de coco.
As premiações de segundo lugar foram no Solo Estilo Livre Avançado, com o bailarino Maicon Cardoso, com a coreografia ‘Em busca do Eu’, do professor Jefferson Marques; no Conjunto Jazz Avançado, com a coreografia ‘Face obducta’, também de Jefferson Marques com o convidado Fábio Bianchini; e no Conjunto Danças Urbanas Adulto, com a coreografia ‘Dança eu danço’, dos professores Fernando Faleiro e Diego Neves. Os melhores resultados em grupo receberam troféus e os individuais, medalhas.
Integrante do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Maria Clara de Castro Borba, de 19 anos, foi uma das bailarinas premiadas no festival. “Foi uma sensação inimaginável, uma experiência incrível que nunca vou conseguir esquecer. Não é fácil chegar a esse resultado numa competição internacional. Foram vários dias de entrega e muitos ensaios. Essa vitória mostra que temos um potencial incrível e será um grande incentivo para continuarmos na dança. O Balé Popular tem ótimos professores que a cada dia nos ajudam a ser bailarinas cada vez melhores”, destacou Maria Clara, que está na companhia há sete anos.
Primeira participação no festival como professor e coreógrafo do Balé Popular, Diego Neves destacou a importância da experiência vivenciada pelos bailarinos no cenário internacional.
“Foi uma experiência única de aprendizado com outros grupos e profissionais conhecidos internacionalmente. A participação dos bailarinos do Balé Popular vai servir muito para o currículo de cada um e crescimento profissional do grupo. A premiação demonstra o quanto os alunos estão comprometidos com a dança e também fortalece o projeto do Governo do Tocantins”, frisou.
Balé Popular
O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do Governo do Tocantins que viabiliza, por meio da Secretaria da Educação, aulas de dança (balé clássico, jazz e danças urbanas) gratuitas à comunidade. Criado em 2013, com o objetivo de valorizar o talento dos estudantes tocantinenses, tem uma trajetória de sucesso, com apresentações de diversos espetáculos e participações em festivais nacionais e internacionais.
Atualmente, atende aproximadamente 700 alunos e conta com nove professores com atuação em cinco polos: Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya; Escola Estadual Cívico-Militar Vila União; Escola Estadual Professora Elizângela Glória e Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz. (AF Notícias).