02/07/2022 às 08h50min - Atualizada em 02/07/2022 às 08h50min

Educação recebe primeira remessa de computadores para setores administrativos


 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou a receber as primeiras remessas de computadores que irão substituir os equipamentos dos setores administrativos, tanto da sede quanto das Diretorias Regionais de Educação (DRE’s).

Para atender o setor administrativo da Educação no Estado, serão mais de 5.400 computadores, que somarão um investimento de cerca de R$ 22,5 milhões. A ação faz parte da nova política de gestão educacional da Pasta de valorização do trabalho dos servidores e de incentivos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Neste primeiro momento, serão entregues dois mil equipamentos e, na segunda etapa, chegarão os computadores que serão distribuídos para os administrativos das escolas, sendo que estes estão em fase de aquisição.

Na terceira etapa serão adquiridos os computadores que irão atender os professores e estudantes. Para esta última etapa estão sendo feitos o levantamento e os estudos técnicos.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, frisou que a gestão tem atuado com planejamento, por isso estes equipamentos estão sendo adquiridos por etapas. “A gestão tem trabalhado com o olhar voltado para a tecnologia que é uma necessidade. A aquisição desses equipamentos é o primeiro passo para desenvolver um planejamento tecnológico para as escolas”.

Fábio Vaz explica que existe uma defasagem no Estado na aquisição de equipamentos tecnológicos, a última compra foi ainda em 2008, há 14 anos, quando o Estado recebeu os computadores de mesa, utilizados pelo setor administrativo, e 2011, quando recebeu os notebooks, que foram distribuídos para os servidores da Educação.

“Já está sendo editada uma portaria com orientações para investimentos na infraestrutura das redes de internet das escolas. E a partir do estudo que estamos realizando serão adquiridos os computadores para os professores, e, posteriormente, os carrinhos [gabinetes de recarga que possuem a função de armazenar, recarregar e transportar] com os chromebooks para os estudantes”, complementou.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento