30/06/2022 às 08h10min - Atualizada em 30/06/2022 às 08h10min
Fiscais apreendem 700 metros de redes e 10,6 kg de pescados em rios de Palmas e Araguacema
Durante mais uma ação de fiscalização contra a pesca predatória em rios do estado, fiscais que integram a Operação Malha Fina conseguiram recolher 700 metros de redes e ainda apreender mais de 10 kg de peixes. A operação ocorreu no Lago de Palmas e no rio Caiapó, em Araguacema.
De acordo com o do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a fiscalização ocorreu no sábado (25) e domingo (26). Em Palmas, as redes foram recolhidas do Lago e houve a orientação a pescadores e turistas sobre as normas vigentes sobre pesca no estado.
Já em Araguacema, dois grupos de pescadores que estavam em barcos na Ilha da Madalena, no rio Caiapó, e Ilha do Peixe, tiveram que deixar as águas após orientação do Naturatins, já que a prática não é permitida no local.
Já na região do Cotovelo, a equipe do órgão encontrou uma caixa de isopor com 10,6 kg de pescados de várias espécies. Eles foram doados a duas famílias de Araguacema.
Mais apreensões
A Operação Malha Fina teve sua primeira ação deflagrada entre os dias 16 a 19 de junho em vários pontos do estado. Conforme o Naturatins, turistas e pescadores foram orientados quanto à questão das legislações referente à pesca.
Na época, mais de 2,3 mil metros de redes foram apreendidas e 70 kg de pescado foram doados a famílias carentes. Também foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 2 mil, bem como um termo de apreensão. Outros 76 kg de peixes impróprios para o consumo foram destruídos. (G1 Tocantins).