30/06/2022 às 07h56min - Atualizada em 30/06/2022 às 07h56min

Para especialistas, baixa procura por vacinas e aglomerações contribuem para o aumento dos casos de Covid-19


 
O aumento de casos de Covid-19 em todo o estado está preocupando a população e órgãos de saúde. Diante do novo cenário, especialistas atribuem o problema à baixa cobertura vacinal aliada às festas típicas que geraram aglomerações e, consequentemente, a transmissão do novo coronavírus.

A divulgação dos boletins até voltou a ser diária e nesta quarta-feira (29), a Saúde Estadual contabilizou 1.179 novos casos, sendo que 581 foram registrados nas últimas 24 horas.

"A gente observa que houve uma baixa procura nas salas de vacina. Temos acompanhado a movimentação nas cidades quanto aos festejos, as comemorações e shows que vem acontecendo e também propicia esse aumento de casos" explica Arlete Otini, gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/ SES).

Para o médico infectologista Antônio Takachi, os protocolos para evitar a Covid precisam ser retomados, para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. "Os cuidados são um meio de evitar isso. É simples e é fácil. É a utilização de máscara, higienização das mãos e cuidados no dia a dia", orienta.

Vacina ameniza sintomas
Após sentir fortes dores de cabeça, a terapeuta Tânia Soares foi diagnosticada com a doença pela segunda vez. Ela percebeu diferenças de quando teve a Covid antes de se vacinar. "A diferença é realmente muito grande. Na primeira eu tive bastante febre, gripe, tosse, perdi o olfato. Dessa vez, que eu tomei as três doses, estou totalmente assintomática", conta.

Para não se infectar, o advogado Luciano Pineli diz que não deixou de usar a máscara em ambientes fechados. "Estou tomando cuidado em locais fechados. A máscara está até no bolso. E ainda estamos evitando aglomerações pelo aumento de casos", explica o morador de Palmas.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento