29/06/2022 às 07h57min - Atualizada em 29/06/2022 às 07h57min

Operação Pró-Consumidor apreende mais de 220 produtos vencidos em Colinas do Tocantins


 

Mais de 220 produtos vencidos foram apreendidos na operação Pró-Consumidor realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em conjunto com o Procon Tocantins e os demais órgãos no município de Colinas do Tocantins. As inspeções ocorreram entre 20 e 24 de junho.

Ao todo, 17 estabelecimentos foram fiscalizados, como supermercados, açougues e restaurantes. A ação conjunta impediu que 221 produtos com a validade fora do prazo fossem comercializados.

“Estes alimentos retirados das prateleiras poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores. Emitimos oito autos de infração e as empresas têm 20 dias para apresentar defesa”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.

Produtos apreendidos

Foram apreendidos pelo Procon Tocantins 221 itens impróprios para o consumo, como produtos alimentícios, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Entre eles, presunto, bacon, frango, tempero, mortadela, picolé, leite condensado, farelo de aveia, açúcar mascavo, salsicha, linguiça, café, bombom, ração animal, maionese, margarina, cerveja, absorvente, desinfetante, água sanitária e alvejante.

Operação Pró-Consumidor

A operação Pró-Consumidor já foi realizada nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. 

A ação faz parte da operação Pró-Consumidor, coordenada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio às Promotorias do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), que contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, do Procon Tocantins e da Polícia Militar.

Os produtos vencidos apreendidos foram descartados no aterro sanitário do município.

Denuncie

“O Procon Tocantins orienta que os consumidores fiquem atentos. Os mesmos devem observar atenciosamente o prazo de validade dos produtos antes de comprar. E em caso de qualquer alteração, formalizar a denúncia de imediato”, alerta o gerente de fiscalização, Magno Silva.

O consumidor que encontrar algo errado pode realizar sua denúncia por meio do Disque 151 ou pelo WhatsApp Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.to.gov.br/procon, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados. (Governo do Tocantins).

 

 

 
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