29/06/2022 às 07h53min - Atualizada em 29/06/2022 às 07h53min

Tocantins conquista 1° lugar em qualidade da informação contábil e fiscal


 

O Estado do Tocantins é destaque nacional em qualidade de informação contábil e fiscal com a conquista do 1° lugar na edição de 2022 do ranking elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A qualificação tem por base a consistência das informações enviadas pelos entes da federação por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O resultado da avaliação da STN foi publicado nesta terça-feira, 28, no site https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/.

A primeira posição no pódio demonstra que Estado está à frente em relação à Padronização de Fontes estabelecida pelo Governo Federal, nas Portarias da STN n° 710, de 25 de fevereiro; e nº 925, de 8 de julho, ambas de 2021, cujo prazo de implantação é o exercício de 2023, conforme disposto na Portaria Conjunta STN/SOF nº 20, de 23 de fevereiro de 2021, ou seja, antecipou o cumprimento desta obrigação em um ano. 

Da mesma forma, o Estado do Tocantins antecipa em um ano a alteração na estrutura e a classificação da natureza de receita orçamentária estabelecida pela Portaria da STN n° 831, de 7 de maio de 2021.

“É importante ressaltar que o Estado ocupou a 21ª colocação com a base de dados contábeis do exercício de 2019 e a 8ª posição referente aos dados de 2020. Essa evolução e o resultado são frutos da dedicação e do empenho dos contadores públicos do Estado, aliando o processo de capacitação dos profissionais do setor viabilizado pela gestão da Secretaria da Fazenda, além dos investimentos tecnológicos em sistema integrado de administração financeira do Estado”, afirmou o superintendente de Contabilidade Geral, Maurício Parizotto Lourenço.

O superintendente acrescentou ainda que a determinação do governador Wanderlei Barbosa e do secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron Secundino Santos, bem como o empenho de contadores públicos setoriais, em especial dos colaboradores da Superintendência de Contabilidade-Geral, foram imprescindíveis para o resultado vitorioso. (Governo do Tocantins).

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento