27/06/2022 às 07h50min - Atualizada em 27/06/2022 às 07h50min

Instituto de Prevenção de Araguaína inicia atendimentos nesta segunda-feira, 27


 
A Prefeitura de Araguaína irá iniciar nesta segunda-feira, dia 27, os atendimentos no Instituto de Prevenção de Araguaína, que reúne pela primeira vez na cidade em um só lugar consultas e exames gratuitos de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e mama. A unidade foi instalada no setor Vila Norte, à Rua das Colinas, nº 716, e tem capacidade para atender diariamente 100 mulheres da região.

O Município também conta com a Carreta da Saúde da Mulher que já segue atendendo a população. As duas unidades fixa e móvel, que funcionam em parceria com o Hospital de Amor, vão beneficiar além de moradores de Araguaína, toda a região macro norte abrangendo 64 municípios. 

“É uma iniciativa que traz avanços na saúde, pois diagnosticar um câncer na fase inicial possibilita ter uma eficácia no tratamento de até 95%”, explicou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Já com os atendimentos sendo realizados, a cerimônia de entrega da unidade será realizada em data divulgada em breve. O evento contará com descerramento da placa do local, que levará o nome Instituto de Prevenção de Araguaína Savanna Duarte. A homenagem será em memória da jovem que morreu aos 35 anos, no dia 7 julho de 2016, após lutar durante um ano, contra o câncer de colo no útero.

Estrutura de funcionamento

O Instituto de Prevenção conta com recepção, área administrativa, sala de mamografia, para coleta de papanicolau e área de recuperação pós biópsia. Para o funcionamento, há uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, assistente administrativo, motorista, recepcionista e serviços gerais.

“Os serviços oferecidos à comunidade são fundamentais para completar o rastreamento do câncer do útero e mama no Tocantins, pois com a unidade móvel vamos conseguir alcançar todas as cidades”, explicou o responsável das unidades externas de prevenção do Hospital de Amor, Raphael Haikel Junior.

Como ter acesso

O horário de funcionamento do Instituto de Prevenção e da Carreta da Saúde da Mulher é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos seguem o critério de faixa etária para a realização, no caso do exame Papanicolau, mulheres dos 25 aos 64 anos podem realizá-lo, enquanto a mamografia é destinada para aquelas que têm de 50 a 69 anos.

Para as mulheres terem acesso aos exames podem ser de três formas, encaminhamentos das UBS (unidades básicas de saúde), agendamentos por meio do telefone 3413 6600 ou indo até a unidade fixa de Araguaína com os documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. (Prefeitura de Araguaína).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento