24/06/2022 às 07h56min - Atualizada em 24/06/2022 às 07h56min

Campanha vacina trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos contra a meningite em Araguaína


 
Devido à baixa cobertura vacinal contra a meningite, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, na região norte do estado, passou a imunizar trabalhadores da saúde e crianças de até 10 anos que ainda não tenham recebido a dose.

O município espera vacinar 6, 6 mil trabalhadores da saúde. O número de crianças será atualizado somente em fevereiro do próximo ano, data em que termina a campanha. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade desde a última quarta-feira (22).

A baixa cobertura da vacinação contra a doença ocorre desde 2016. Segundo o Ministério da Saúde (MS), houve aumento no registro de crianças e jovens com doenças meningocócicas no país.

Para receber a proteção, os profissionais precisam apresentar o Cartão do SUS, CPF, cartão de vacina e comprovar que é trabalhador ou estagiário da Saúde. Para as crianças, os pais ou responsáveis devem apresentar apenas a caderneta de vacinação.

A meningite é um processo inflamatório em membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges. Bactérias, vírus, fungos e parasitas podem causar a doença.

Horários para vacinação

Todas das unidades de saúde da cidade disponibizam as doses de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria funcionam em horário estendido, das 7h às 19h. (G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90