08/06/2022 às 15h06min - Atualizada em 08/06/2022 às 15h06min
Melhoramento do SUS no Tocantins é tema de audiência entre SES-TO e MPE-TO
Foto: Divulgação A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) esteve na manhã desta quarta-feira, 08, no Ministério Público Estadual (MPE-TO), para esclarecimentos sobre os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, foram apresentados os encaminhamentos da Gestão Estadual, em relação a obras em andamento, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e sobre os serviços oferecidos no Centro Especializado em Reabilitação de Palmas (CER III).
Na audiência solicitada pelo titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, Thiago Ribeiro Franco Vilela, as áreas técnicas da SES-TO apresentaram um cronograma de execução das obras da cozinha do HGP. “Já temos um cronograma de previsão de finalização da obra, que deve ser concluída em até 120 dias e apresentamos o relatório de funcionamento dos elevadores que apesar de terem parte em manutenção, por alguns dias, já voltaram a funcionar em sua totalidade e nunca deixaram de atender a demanda existente”, afirmou o diretor geral do hospital, Leonardo Toledo.
Sobre os serviços do CER III, a gerente da área técnica da Pessoa com Deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira explicou que “os atendimentos seguem feitos em parceria com a Prefeitura de Palmas e só este ano já entregamos 108 aparelhos de amplificação sonora. Além disso, estamos com os processos de compras de cadeiras de rodas em fase interna licitatória”.
O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva afirmou que “estamos trabalhando em todas as portas de atendimento, para que a população que procura a Saúde pública tocantinense tenha solução para os seus problemas. Neste contexto, os pacientes de todos os hospitais e as pessoas que precisam dos centros de reabilitação estão incluídas”, enfatizou.
O promotor Thiago Ribeiro considerou as explicações pertinentes. “Os esclarecimentos foram a contento e continuaremos acompanhando os prazos estipulados aqui, para que os serviços sejam garantidos de acordo com a necessidade da população”, disse.