08/06/2022 às 07h56min - Atualizada em 08/06/2022 às 07h56min
Universidades públicas do Tocantins não vão aderir ao SISU
Foto: Divulgação Todos os anos o programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em instituições públicas. Para participar, o candidato deve marcar duas opções de curso e ficar atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição (entenda mais abaixo).
Entre os principais programas que utilizam a nota do Enem também estão: Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
IFTO
O Instituto Federal do Tocantins afirmou que optou por não aderir ao Sistema porque o calendário do SISU é diferente do calendário letivo do IFTO.
"Para evitar que a pessoa ingresse em um curso já em andamento, o IFTO optou por oferecer todas as vagas no vestibular realizado pela instituição. Para atender também aos diferentes públicos, o IFTO reserva vagas para cotistas e ações afirmativas, como exemplo estudantes provenientes de escola pública, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, vulneráveis sociais, entre outros grupos", informou o instituto.
UFT e UFNT
A Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Norte do Tocantins resolveram suspender a adesão ao SISU por três semestres a partir de 2022/2. A decisão foi tomada após uma reunião do Conselho Superior - Consuni.
Conforme a assessoria, "neste período as vagas serão ofertadas por meio do vestibular e PSC (nota do Enem), sendo metade das vagas de cada curso em cada um dos processos seletivos", informou.
Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) informou que não irá aderir ao Sisu 2022 para o segundo semestre. A Unitins segue o calendário acadêmico próprio, aprovado pelos Conselhos Superiores da Universidade (Consepe e Consuni), no qual já estava prevista a realização do vestibular 2022/2, antes da divulgação do calendário de adesão do SISU.
O Vestibular 2022/2, que será realizado no próximo domingo, 12 de junho, oferta vagas para os cursos do campus Palmas e para o curso de direito em Paraíso com ingresso para agosto deste ano.
"No calendário acadêmico da universidade também já estava prevista a realização do vestibular para os demais cursos e campus com publicação do edital oficial no próximo semestre. O edital prevê vagas para ampla concorrência e cotas para estudantes de escolas públicas", afirmou em nota. (G1 Tocantins).