Celebrado em 7 de junho, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos deste ano traz o tema Alimentação Segura, Melhor Saúde. A data foi criada em 2018, na Assembleia Geral das Nações Unidas, e tem por objetivos chamar a atenção e inspirar ações para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
No Tocantins, as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) buscam minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população. As atividades são realizadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvisa-SES-TO) e dentre elas destacam-se: fiscalização sanitária em estabelecimentos produtores de alimentos; capacitações destinadas às Vigilâncias Sanitárias municipais que também atuam no controle sanitário de alimentos no âmbito municipal; ações educativas para a população e setor regulado sobre produção, armazenamento e transporte de alimentos; e participação em Programas de Monitoramento de Alimentos e Investigação de surtos de origem alimentar.
A diretora da Vigilância Sanitária, Amanda Feitosa, destaca o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção e no gerenciamento dos riscos transmitidos pelos alimentos. “O SUS tem papel fundamental na prevenção desses riscos alimentares. Nesse contexto, a Dvisa tem trabalhado normativas, inspeção, educação e comunicação que contribuem para a segurança dos alimentos e a manutenção da saúde da população”.
Números
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 77 milhões de pessoas sofrem de doenças transmitidas por alimentos e mais de 9 mil morrem por esse motivo, só na região das Américas. Do número total de pacientes, 31 milhões são crianças com menos de cinco anos, das quais mais de 2 mil evoluem para óbito. (Governo do Tocantins).