01/06/2022 às 13h16min - Atualizada em 01/06/2022 às 13h16min

Governo do Tocantins apresenta potencial da piscicultura em feira nacional do setor aquícola


Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com outras Secretarias de Estado participaram entre os dias 23 a 26 de maio do maior evento nacional do setor aquícola, a Aquishow 2022.  No dia 25 de maio foi realizada uma reunião com empresários e investidores do setor. A participação no encontro que teve como finalidade divulgar as potencialidades da piscicultura tocantinense, ocorreu em São José do Rio Preto, Estado de São Paulo.

Ao falar das potencialidades da produção de peixe do Tocantins, o zootenista Thiago Tardivo, apresentou as características favoráveis dentro do cenário de políticas públicas e fomento da piscicultura do Estado, enfatizando as vantagens oferecidas para investimento neste segmento. “Aproveitamos a oportunidade onde apresentamos aos empresários do ramo, as vantagens dentro das políticas públicas como, incentivos fiscais, alterações da legislação ambiental, as quais trazem segurança para os produtores de peixes. Tudo isso, no intuito de atrair investidores para o Tocantins” ressaltou.

A secretária executiva da Secretaria da, Indústria, Comércio e Serviços  (Sics), Geanny Pinheiro, destacou que a cooperação entre as pastas é fundamental para o trabalho para a atração de investimentos seja assertivo. “Tocantins é um dos melhores lugares do país para se investir em piscicultura. A reunião foi muito produtiva, temos hoje um dialogo muito maior entre as pastas do Governo do Tocantins, equipe alinhada, focada em levar desenvolvimento para o Estado, além de transmitir maior segurança para o investidor”, reforçou Geanny. 

Produção

O Tocantins apresenta grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. Entre 2020 e 2021, a produção de peixes nativos teve crescimento de 8,66%, saindo de 14.724 para 16 mil toneladas e a produção de tilápia saltou de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de  212,5%, na produção da espécie.

Visitas

Na ocasião, a equipe tocantinense visitou instalações de produção de peixe de duas grandes empresas do Estado de São Paulo, consideradas exemplo neste segmento, principalmente na produção de alevinos, ração, tanques-rede, entre outras tecnologias. 

Participação

Na equipe estavam presentes representantes das Secretarias: Seagro, Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). (Governo do Tocantins).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90