30/05/2022 às 13h18min - Atualizada em 30/05/2022 às 13h18min
Pesquisa aponta que Pavilhão do Desenvolvimento movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios na Agrotins 2022
Foto: Divulgação Durante os quatro dias da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) esteve presente na feira com o “Pavilhão do Desenvolvimento - A casa do empresário da Agrotins”. O espaço preparado para a exposição e comercialização de produtos tocantinenses contou com a presença de 41 empresas expositoras e sete entidades parceiras representantes da classe empresarial. A pesquisa de avaliação realizada pela Sics mostrou que o volume de negócios movimentados pelo Pavilhão do Desenvolvimento durante a semana da Agrotins ultrapassou o montante de R$ 1 milhão.
O questionário aplicado durante o penúltimo dia de exposição, no dia 13 deste mês, contou com 20 itens a serem avaliados com nota de 0 a 10, considerando aspectos da estrutura física, segurança, limpeza, atendimento por parte da equipe organizadora, resultados, resposta do público, entre outras questões que contribuirão para o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Sics. Entre os 41 expositores, 30 responderam o questionário, e já entre as sete instituições parceiras, cinco participaram da pesquisa.
O relatório gerado com o resultado da aplicação apontou que o índice de aprovação da estrutura ficou acima da média: 31% dos entrevistados deram nota 10 para a sinalização do Pavilhão e para o estande de forma geral, 74% dos entrevistados deram nota acima de 9 para a segurança do local e 74% deram nota acima de 8 para iluminação. Já sobre o atendimento, 63% dos entrevistados deram nota 10 para os serviços prestados antes da feira, e 54% deram nota 10 para o atendimento prestado pela equipe, durante a feira.
Quando questionados se voltariam a expor seus produtos dentro do Pavilhão do Desenvolvimento e se voltariam a firmar parceria com a Sics para a Agrotins, 97% dos entrevistados responderam que sim. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o Pavilhão do Desenvolvimento é uma importante vitrine de divulgação dos negócios tocantinenses. “Estar na Agrotins é uma grande oportunidade para o pequeno empreendedor, lá ele tem contato com pessoas não apenas do Tocantins, mas de todo o país, isso possibilita que ele divulgue a sua marca, conheça outros mercados e alavanque os seus negócios. Este ano foi a primeira vez que a Sics fez chamamento público para as empresas participarem, todo o processo foi transparente, acessível e nossa equipe trabalhou ativamente para proporcionar essa oportunidade ao empreendedor. Agora vamos pegar as sugestões que recebemos e ver os pontos onde podemos melhorar para as próximas edições”, reforçou o gestor.
O Pavilhão do Desenvolvimento faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que prevê ações de fomento da atividade empresarial em todo o Estado com o objetivo de promover o crescimento econômico de forma descentralizada. O projeto contou com apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO) na destinação de recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO).
Uma proposta para expansão do pavilhão para outras feiras no Estado já foi apresentada e aprovada em reunião do CDE-TO. (Governo do Tocantins).