25/05/2022 às 07h32min - Atualizada em 25/05/2022 às 07h32min

Projeto Foco no Fogo visita propriedades rurais em mais cinco municípios tocantinenses


Foto: Divulgação
 
O programa Foco no Fogo visita nesta semana, de 23 a 27, propriedades rurais de mais cinco municípios, na região central do Estado, para levar orientações sobre os riscos e prejuízos das queimadas ilegais. Nesta terça-feira, 24, as equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo) estão percorrendo as propriedades rurais do município de Miracema do Tocantins.
 
Na segunda-feira, 23, a ação de prevenção percorreu a zona rural do município de Miranorte e, conforme a agenda da semana, na quarta-feira, 25, as equipes seguem para Lajeado. Na quinta-feira, 26, será a vez de Aparecida do Rio Negro e encerra a semana, na sexta-feira, 27, em Ponte Alta do Tocantins.

Em Miranorte, a comitiva do Foco no Fogo, composta por seis equipes, visitou cerca de 60 propriedades rurais no município. De acordo com a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, em média, a comitiva tem cerca de 40 pessoas, além do apoio de equipes do município e guias locais.

Erliette Gadotti destacou algumas orientações que estão sendo passadas aos proprietários rurais. “A gente está levando orientação sobre o quanto são prejudiciais as queimadas ilegais e alertando sobre as queimas de resíduos de quintal, apontando os prejuízos não só em relação à vegetação, mas também para a saúde. Durante as visitas, a população tem reclamado que, durante as queimadas, os idosos passam muito mal, com dificuldade de respirar”, relatou.

A diretora elogiou a recepção da população e falou de outros pontos importantes da orientação. “As equipes vêm sendo muito bem recebidas e, durante a visita, também estamos informando que, em breve, o Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins] vai editar a portaria que estabelece o fogo zero, geralmente com vigência até meados de novembro, período em que a ocorrência do uso do fogo, identificada pela fiscalização, gera multa”, explicou Erliette Gadotti.

“As equipes também reforçam aos gestores municipais que as ações de combate ao fogo ajudam o município a elevar a pontuação no ICMS Ecológico”, ressaltou a diretora.

Foco no Fogo

O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Essa ação é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento