24/05/2022 às 13h04min - Atualizada em 24/05/2022 às 13h04min

Governo do Tocantins participa da maior feira de piscicultura do Brasil


Foto: Divulgação
 
O maior evento de Aquicultura Nacional é realizado pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, PeixeSP, com apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto e do Governo de São Paulo. Neste ano, a feira de negócios e conhecimento em aquicultura deve receber cerca de 5 mil visitantes interessados em debater e conhecer as novidades do setor e as técnicas de aperfeiçoamento da produção de pescado.

Segundo os organizadores, a estimativa é que a feira tenha como estrutura 91 estandes e uma área total de mais de 3 mil metros quadrados para atividades com cunho técnico e comercialização. Além disso, o espaço deve contar com uma represa de 5 mil metros quadrados, 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.

Potencial 

Banhado pela segunda maior bacia hidrográfica do País (Araguaia-Tocantins), o Tocantins apresenta grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), entre 2020 e 2021, a produção peixes nativos teve um crescimento de 8,66%, passando de 14.724 para 16.000 toneladas e a produção de tilápias de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de 212, 5% na produção da espécie.

Para o diretor de Atração de Investimentos e Desenvolvimento Estratégico da Sics, Athus Oliveira, o Tocantins é um estado em crescimento e a divulgação do potencial de negócios nestes eventos é fundamental para a captação de novos investidores.

“Dentro do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS) temos o projeto Tocantins: do coração do Brasil para o mundo, com o objetivo de divulgar o potencial do Estado e buscar investidores que tenham interesse em expandir seus negócios e acreditem no Tocantins para fazê-lo aqui. Somos um Estado ainda jovem, com inúmeras oportunidades de negócios, temos também, grande potencial logístico e de produção,  e a principal missão da nossa diretoria é mostrar isso para o Brasil”, afirma o diretor.
 
A secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro, integra a comitiva do Governo do Tocantins e comenta sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva de piscicultura no Estado.
 
“Estamos tocando o PICS aqui na secretaria, que é o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, mas além de impulsionar a industrialização do Estado precisamos pensar no crescimento da produção e na matéria prima que irá alimentar essas fábricas. Então, dentro do PICS temos alguns projetos em parceria com outras instituições que atuam da porteira para dentro, para garantir o desenvolvimento das cadeias produtivas, o crescimento da produção e posteriormente a industrialização dos produtos. Estamos levando a equipe técnica para a maior feira deste segmento no País para trazer mais conhecimento e assim pensar políticas públicas de desenvolvimento da cadeia produtiva”, reforçou Geanny.

Além disso, o Tocantins possui uma cadeia produtiva cadeia produtiva de piscicultura em crescimento. Atualmente, são 1.099 produtores distribuídos em 117 municípios, com cerca de 2.775 hectares de lâmina d’água em produção e três frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal em funcionamento. O município de Tocantinópolis conta com uma fábrica de ração para peixes que abastece a região e os Estados vizinhos.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90