21/05/2022 às 08h42min - Atualizada em 21/05/2022 às 08h42min

Araguaína inicia programação da Semana do Bebê neste domingo, 22


Foto: Divulgação
 
Começa neste domingo, 22, a programação da 6ª Semana do Bebê de Araguaína. A iniciativa é da Prefeitura, por meio das secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Saúde e Educação, com o objetivo de assegurar a atenção adequada a crianças de zero até seis anos de idade.

A abertura da programação será às 8 horas, no CEI (Centro de Educação Infantil) Professora Elizabeth Alves Carvalho, Parque do Lago, e terá debates de temas como desenvolvimento infantil e os desafios da inclusão, gravidez na adolescência, entre outros. Terá ainda brinquedoteca, sala com musicoterapia e materiais pedogógicos, corte de cabelo infantil e oficina de estimulação precoce para bebês.

Participação da população
A programação segue até o dia 27 de maio e envolverá atividades sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo, estimulação do bebê e desenvolvimento atípico, por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.

“Queremos envolver toda comunidade nessas ações onde destacamos a importância dos cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida, essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. O Município, por meio de um trabalho conjunto das secretarias, trabalha políticas públicas que assegurem a atenção à primeira infância”, enfatizou o secretário da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia.

Bebê-Prefeito
Entre as ações de destaque da semana está a cerimônia de entrega da chave da cidade e faixa ao primeiro bebê nascido após a abertura da programação, que receberá o título de Bebê Prefeito 2022. O evento será na segunda-feira, 23, às 11 horas, no Hospital e Maternidade Dom Orione.

Saiba mais
A Semana do Bebê faz parte das estratégias de mobilização social pela primeira infância realizada pelo selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), desde 2013, com a finalidade de melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar de crianças e gestantes, no aumento da oferta de consultas de pré-natal, no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, diminuição da gravidez na adolescência e no aumento dos municípios participantes que elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância.

Programação
Dia 22 (domingo)
8h – Abertura VI Semana do Bebê no CEI Professora Elizabeth Alves Carvalho (Parque do Lago).

Dia 23 (segunda-feira)
11h – Cerimônia de entrega da chave da cidade e faixa do Bebê-Prefeito 2022 (Hospital e Maternidade Dom Orione);
8h e 14h – Palestra: Aleitamento materno e introdução alimentar nas 20 UBS;
8h e 14h – Palestra: Saúde bucal e a primeira infância e entrega de kits no CEI Elizabeth Carvalho (Parque do Lago), CEI Nossa Senhora dos Milagres (Residencial Camargo), CEI Nossa Senhora da Natividade (Nova Araguaína), CEI Santa Clara (Céu Azul);
9h30 - Palestra: Cuidados responsivos e fortalecimento de vínculos no (CRAS 3, no Parque do Lago e Secretaria da Assistência Social, Bairro São João);
15h – Palestra: O marco legal da primeira infância (Casa de Acolhimento, Jardim Beira Lago).

Dia 24 (terça-feira)
8h e 14h – Palestra: Atrasos no desenvolvimento das crianças nas 20 UBS;
8h e 14h – Atividades lúdicas e interativas em todas as turmas (CEI Santa Clara, Céu Azul);
14h – Palestra: Parentalidade positiva  (CRAS 1, Céu Azul);
16h - Palestra: Parentalidade positiva (CRAS 2, Araguaína Sul).

Dia 25 (quarta-feira)
8h e 14h – Brincadeiras na infância (CEI Criança Feliz, Bela Vista);
14h – Dia D Semana do Bebê (UBS Palmeiras do Norte);
14h – Atendimento psicológico, jurídico, apresentações artísticas, circuito de brincadeiras, musicalização e outros, no CEI Elizabeth Carvalho (Parque do Lago), CEI Nossa Senhora dos Milagres (Residencial Camargo), CEI Nossa Senhora da Natividade (Nova Araguaína), CEI Santa Clara (Céu Azul);
16h – Palestra: O marco legal da primeira infância e os direitos crianças atípicas no CRAS II (Araguaína Sul).

Dia 26 (quinta-feira)
8h – Palestra: Alimentação saudável no CEI Elizabeth Carvalho (Parque do Lago);
14h – Oficina de brinquedos ecológicos inclusivo no CEI Santa Clara (Céu Azul) e CEI Nossa Senhora da Natividade (Nova Araguaína);
14h – Desenvolvimento dentário e higiene bucal (UBS Bairro de Fátima);
16h - Palestra: Alimentação e prevenção obesidade primeira infância no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Costa Esmeralda).
Dia 27 (sexta-feira)
11h – Cerimônia de encerramento da Semana do Bebê (CER - Centro de Referência em Reabilitação, Cidade Nova).
 
Dia 27 (sexta-feira)
11h – Cerimônia de encerramento da Semana do Bebê (CER - Centro de Referência em Reabilitação, Cidade Nova).
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento