19/05/2022 às 07h42min - Atualizada em 19/05/2022 às 07h42min

Tocantins terá força-tarefa para combater queimadas em 2022


Foto: Divulgação
 
No mês de maio caem as últimas chuvas no Tocantins e começa a estiagem bem conhecida dos tocantinenses. A meteorologia indica pelo menos 120 dias sem chuvas. Com a umidade cada vez menor e as altas temperaturas o risco de queimadas descontroladas aumenta. Até agora foram identificados 700 focos de calor no estado, mas no ano passado foram mais de 10 mil.

Para reduzir os índices o trabalho dos órgãos ambientais já começou e vai até depois do período mais crítico do ano, entre os meses de agosto e setembro. Uma força-tarefa foi montada e vai contar com a participação de 32 instituições.

O Naturatins faz parte do grupo, atuando principalmente dentro dos parques estaduais e das áreas de proteção permanente. Em 2021 foram realizadas 195 ações de manejo do fogo e 122 combates a incêndios dentro dos parques, além de reuniões preventivas.

"A gente está iniciando agora também com o manejo de fogo para reduzir o impacto do fogo na época mais seca dos incêndios e com a prevenção junto à comunidade também", explicou o Rafael Felipe, vice-presidente do Naturatins.

Neste ano o governo também vai fazer campanhas educativas e disponibilizar 30 veículos, além de um helicóptero. As ações de prevenção, combate e controle das queimadas vão contar também com a participação de 1.200 brigadistas.

"Também temos a colaboração de municípios, são 105 municípios dos 139 que aderiram à capacitação de brigadistas voluntários municipais, que também vão atuar", explicou o capitão André Augusto Soares, chefe de monitoramento da Defesa Civil.

As atividades buscam proteger o meio ambiente, mas o sucesso das ações depende da contribuição da comunidade. "A educação ambiental e a conscientização da população nesta hora é fundamental", afirmou o capitão.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento