14/05/2022 às 08h18min - Atualizada em 14/05/2022 às 08h18min
Em Palmas, baixa procura pela vacina da gripe preocupa especialistas em saúde
Foto: Divulgação Palmas tem registrado baixa procura da vacinação contra gripe. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que 82 mil moradores fazem parte do grupo que já pode se vacinar, mas apenas 19 mil procuraram a imunização até esta sexta-feira (13), menos de 25% do público-alvo.
O cenário se repete em todo o estado. O Ministério da Saúde divulgou que das 516 mil pessoas que devem ser vacinadas contra gripe no Tocantins, menos de 92 mil receberam a dose esse ano.
A dona Aparecida Alves é professora aposentada e está dentro do grupo que já garantiu essa proteção. "No primeiro dia, mamãe, meu esposo e eu já estávamos no postinho. Foi maravilhoso".
A baixa procura pela vacinação preocupa as autoridades em saúde. "Essa baixa adesão tem sido observada nos últimos três anos e vale ressaltar que iniciamos o ano de 2022 com um surto de influenza no município de Palmas. E esse surto pode ter sido uma consequência dessa baixa procura".
Em Palmas, as doses contra a gripe podem ser encontradas nas unidades de saúde espalhadas pela cidade e nas ações itinerantes do Busão do Mais Saúde. O cronograma com os horários é divulgado todas as semanas no site da prefeitura. Neste sábado (14) a vacina pode ser encontrada na Agrotins, das 14h às 19h.
Quem pode se vacinar?
A vacina da gripe está liberada para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; (G1 Tocantins).