10/05/2022 às 09h03min - Atualizada em 10/05/2022 às 09h03min
Palmas já registrou quase 70 mil multas de trânsito apenas em 2022
Foto: Divulgação A campanha Maio Amarelo deste ano chama atenção para os números de autuações e acidentes de trânsito no Tocantins. Só neste ano a capital registrou quase 70 mil multas, sendo 53.547 por excesso de velocidade, 11.780 por avançar sinal vermelho e 404 por parar sobre a faixa de pedestre.
Quem anda pelas ruas de Palmas reclama da insegurança no trânsito. Ana Clara foi vítima de um acidente de moto e hoje precisa fazer fisioterapia após quebrar dois ossos do punho esquerdo. "Uma moça parou no cruzamento, não pediu parada e eu tive que frear de uma vez a moto pra tentar não bater. Foi aí que acabei me acidentando", disse.
Flagrantes de uso de celular no volante, pedestres andando fora da faixa e motoristas sem cinto de segurança podem ser vistos todos os dias. Essas ações além de ilegais são propícias para causar acidentes que muitas vezes podem ser fatais. O Tocantins, por exemplo, já teve 125 casos de morte no trânsito, sendo que 18 foram registrados somente na capital.
Em relação ao número de acidentes, três cidades da região norte do estado totalizam sozinhas 729 notificações. Os municípios que mais tiveram notificações deste tipo foram: Araguaína (372,) Colinas do Tocantins (238), Gurupi (186), Augustinópolis (119), Porto Nacional (116) e Palmas (93).
Neste mês serão intensificadas as ações de sensibilização e orientação para destacar a necessidade da segurança no trânsito. “O conjunto de fatores e riscos que levam a um acidente. Aqui em Palmas trabalhamos com o Maio Amarelo sempre na condição de chamar a atenção da população sobre a responsabilidade no trânsito e a reflexão de suas ações”, explicou a Superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, Valéria Oliveira. (G1 Tocantins).