10/05/2022 às 08h53min - Atualizada em 10/05/2022 às 08h53min

Hospital Regional de Araguaína realiza cirurgias eletivas para pacientes com problemas urológicos


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), vem realizando diversas cirurgias em todos os hospitais. No Hospital Regional de Araguaína (HRA), a previsão é de que, desta segunda-feira, 9, até o próximo dia 20, sejam realizadas aproximadamente 30 cirurgias urológicas, com diversos procedimentos do trato urinário.

O médico urologista, Moacir de Sousa Lima, conta que alguns procedimentos não foram realizados antes por causa da pandemia. “O número de pacientes do sexo masculino com problemas prostáticos é grande. A maioria das cirurgias é de pessoas de idade, com o uso de sonda, que vai trazer uma melhora na qualidade de vida do paciente, pois a realidade desse paciente que faz uso de sonda, muita das vezes fica afastado no meio da sociedade e, com a cirurgia, ele volta a integrar a sociedade. Nós profissionais ficamos gratos por obter os resultados”, ressaltou.

“São várias famílias que esperaram por este momento. Estamos muito felizes em poder realizar mais estas cirurgias eletivas”, disse a diretora-geral do HRA, Wal França.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “essas cirurgias irão proporcionar mais qualidade de vida para a população”, afirmou, acrescentando que as equipes da Secretaria têm seguido sempre as recomendações do governador Wanderlei Barbosa de levar saúde pública de qualidade, de forma célere e segura, para a população.

Márcia Ferreira de Souza, esposa do paciente Francirmar Ferreira Jorge, de 67 anos, afirmou que se sente aliviada. “Muita gratidão, porque ele estava esperando há um ano. Aí, entrou a pandemia e foram para três anos. E ele sentia dores e às vezes, nem conseguia dormir à noite com febre, tinha que colocar a sonda”.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento