05/05/2022 às 13h14min - Atualizada em 05/05/2022 às 13h14min
Saúde celebra Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e alerta sobre perigo da automedicação
Foto: Divulgação Nesta quinta-feira, 5, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada a fim de chamar a atenção da população sobre os perigos da automedicação, para a saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta que o uso irracional de remédios pode provocar muitos males à saúde.
A diretora da Assistência Farmacêutica Estadual (AFE), Kédma Maria Carneiro, esclarece que “os medicamentos são substâncias que devem atuar em benefício da saúde do indivíduo. Em sua amplitude, possuem papel de recuperar a saúde, diminuir riscos de doenças crônicas, aliviar sintomas, auxiliar no diagnóstico e prevenir doenças. No entanto, o uso inadequado dos medicamentos produz sérias consequências na saúde dos indivíduos” afirma a gestora.
Conforme dados disponibilizados pela SES-TO, em 2021, 180 pessoas foram internadas nas unidades hospitalares estaduais, devido tratamento de intoxicação ou envenenamento por exposição a medicamentos e substância de uso não medicinal. Já em 2022, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 22 internações.
Assistência aos pacientes
A AFE têm ofertado consultas farmacêuticas aos pacientes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. A consulta é para realização da primeira dispensação, com procedimentos de monitoramento farmacoterapêutico do tratamento prescrito.
Também é realizado pela equipe da SES-TO, orientação aos pacientes sobre o uso racional de medicamento e sensibilização quanto à devolução do fármaco, caso haja suspensão ou troca da medicação recomendada pelo médico. Além disso, são feitas demonstrações sobre o preparo, utilização, armazenamento e conservação dos medicamentos e orientações com relação às interações medicamentosas. (Governo do Tocantins).