29/04/2022 às 11h46min - Atualizada em 29/04/2022 às 11h46min

Tocantins ocupa 3º lugar no ranking de admissões da região Norte do país no mês de março


Foto: Divulgação
 
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o Tocantins está em 3º lugar no ranking de admissões da região Norte do Brasil Foram registradas 10.020 admissões e 8.465 demissões, com o saldo de 1.555 novos postos de trabalho e variação relativa de 0,77%. Ocupam o primeiro e segundo lugar do levantamento os estados do Pará e Amazonas, respectivamente.
 
Ainda segundo o Caged, a área que apresentou maior crescimento em empregabilidade foi o setor de construção com o saldo de 697 novas vagas. No que corresponde a faixa etária, os jovens entre 18 e 24 anos obtiveram o maior número de oportunidades de trabalho, com o saldo de 674 ocupações. Em relação à escolaridade, pessoas com o ensino médio completo representam a maior quantidade de admissões. Os números são referentes ao mês de março e fazem parte das estatísticas mensais do emprego formal, divulgadas pelo Ministério da Economia nessa quinta-feira, 28.
 
No acumulado do ano, o Tocantins apresentou o saldo de 4.129 contratações, entre os meses de janeiro e março deste ano. Ao comparar o desempenho de março de 2022 com o mesmo período do ano passado percebe-se um crescimento de 46,28%. 
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, a ascensão do Tocantins na oferta de postos de trabalho é o resultado da aplicação de estratégias que visam a atração de novos investimentos, além de ações de incentivo ao empreendedor que já atua no Tocantins e busca fortalecer seu negócio.
 
“Ao oferecermos condições propícias para a ação do empresário no Estado, estamos abrindo canais de oportunidades. Quando o empreendedor cresce ele busca mão de obra, o que aumenta a empregabilidade e a geração de renda do Tocantins. São fatores como esses que mudam nossa a realidade socioeconômica e agregam melhorias para a qualidade de vida da população. A Sics está sempre trabalhando para prestar todo apoio necessário ao empresário, de forma que isso resulte sempre em indicadores positivos para a nossa região”, frisou o gestor.
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, ressaltou que os números são promissores e conclama os trabalhadores. “Nosso Estado tem apresentado bons resultados em relação ao mercado de trabalho nosso desejo é que os tocantinenses estejam cada dia mais preparados para aproveitarem as oportunidades que tem surgido e o apoio do Governo do Tocantins ao trabalhador se dá por meio do Sine [Sistema Nacional de Empregos] onde eles têm acesso a intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional”, declarou o gestor.
A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, chamou a atenção para os setores da economia responsáveis pelo saldo positivo no Tocantins “Esse mês, o setor que mais contratou foi a Construção Civil e com o fim das chuvas esses números devem permanecer pelos próximos meses também. No Sine temos vagas em aberto para esse setor constantemente”, apontou a gerente.
Setores que mais empregaram no Tocantins

Em março de 2022, segundo o Caged, a construção civil teve saldo positivo de 697 postos abertos. Já o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas teve saldo positivo de 369 postos e a Indústria Geral registrou saldo positivo de 190 postos no Estado.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

No município de Palmas foi registrado um saldo positivo de 1.176 empregos. Já em Lagoa da Confusão foram abertos 166 postos de trabalho e em Pedro Afonso 94 novos empregos.
Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas, centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso;  Guaraí; Dianópolis e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, mais de 500 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas www.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram - @setastocantins e Facebook -  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento