28/04/2022 às 08h10min - Atualizada em 28/04/2022 às 08h10min

Tocantins-PPI prepara mais um lançamento para fomentar o turismo e o lazer no estado


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI), recebeu os estudos da Marina Tocantins, um projeto moderno e inovador que irá requalificar uma área de destaque na orla de Palmas, transformando-a em um espaço público voltado para o lazer, o turismo e a preservação ambiental.
 
O projeto de concessão de direito de uso da Marina Tocantins já havia sido qualificado para que os estudos fossem elaborados. A próxima etapa é a validação e modelagem final dos estudos para, em seguida, ser encaminhado ao diálogo público, momento em que a comunidade terá acesso aos detalhes do estudo e poderá dar sua contribuição para aperfeiçoamento do projeto.
 
A Marina Tocantins contará com uma grande área para passeio e contemplação da orla e terá fontes interativas, espaço para apresentações culturais, decks e um enorme mirante, de onde o visitante poderá contemplar todo o lago de Palmas e boa parte da cidade.
 
A Marina Tocantins também irá oferecer mais conforto e segurança aos proprietários e passageiros de embarcações náuticas, contribuirá com a preservação do lago e organização da orla, disciplinando as atividades de lazer e esportes aquáticos.
 
Segundo o secretário de Estado da SPI, José Humberto Pereira Muniz Filho, a Marina Tocantins será o mais novo cartão-postal do Tocantins e a passagem obrigatória para todos aqueles que visitam ou moram no nosso Estado.
 
“Esse projeto potencializará um espaço público na orla de Palmas, reunindo equipamentos e instalações modernas e um trabalho de paisagismo e arquitetura singulares, o que irá encantar turistas e moradores”, informa o secretário José Humberto Filho. 
 
O secretário ainda destacou que o projeto será financiado com recursos 100% privados e contribuirá para o desenvolvimento do Estado com receitas advindas dos valores das outorgas, além de gerar dezenas de empregos diretos e indiretos, fomentando o turismo e a economia.
 
Projeto Marina Tocantins

 
Equipes do Governo do Tocantins já se reuniram com equipe da Prefeitura de Palmas para debater o projeto. A prefeitura é responsável pela regulamentação do uso do solo da área da orla.
 
De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Palmas, Gustavo Bottós de Paula, equipes do município já estão analisando a melhor maneira para o desenvolvimento deste projeto. 
 
“A Lei Complementar n° 400 definiu que algumas áreas de Palmas dependem da construção de seus planos de uso e ocupação específicos, razão pela qual as equipes de planejamento urbano e de meio ambiente estão debatendo com os técnicos do Estado as melhores alternativas, uma vez que aspectos urbanísticos, ambientais e legais precisam ser observados”, afirma o secretário executivo.

 
O Projeto da Marina em Palmas faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins-PPI) e visa ao desenvolvimento econômico por meio da dinamização e do uso múltiplo do lago de Palmas, além da inclusão de um ambiente com infraestrutura conservada, para atrair novos empreendimentos para o Estado.(Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento