26/04/2022 às 12h12min - Atualizada em 26/04/2022 às 12h12min

Agrotins 2022 terá Hospital Veterinário com atendimento de plantão


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceira com o com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), levará para a 22ª edição da Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins) a estrutura do Hospital Veterinário (HVET) para realizar atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento. A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
 
A chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14, após a finalização da feira. A pedido da Seagro, o Hospital Veterinário estará de plantão na Agrotins desde o dia 8, tendo como objetivo de prestar atendimento, se necessário, aos animais que serão expostos na feira caso aconteça algum acidente no transporte, desembarque e embarque, dando assim suporte técnico veterinário aos produtores.
 
De acordo com a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce Borges Leal, as universidades são parceiras da Seagro em todos os eventos. “Fomos elencando necessidades a cada edição da feira e vimos era preciso ter profissionais disponíveis em caso de acidentes, considerando sempre o bem-estar e a segurança dos animais. A expectativa é que nenhum animal necessite de atendimento para algum caso mais grave, mas se necessário for, estaremos preparados”, explica a gerente.
 
Parceria e atendimento
 
O Hospital Veterinário (HVET) juntamente com o curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), iniciou a parceria com a Agrotins em 2019. Durante o evento foram demonstrados os serviços realizados pelo HVET, tais como: inseminação artificial, reprodução animal, entre outros. Da mesma forma, foram apresentados alguns animais no estande, como mini vacas, cabras, bodes e cães, com o objetivo de demonstrar os demais serviços oferecidos pelo HVET, que envolvem os atendimentos clínicos-cirúrgicos dos animais de pequeno e grande porte, assim como animais de produção e animais selvagens.
 
“Atualmente a equipe do HVET conta com 24 médicos veterinários, professores, residentes e preceptores. Nesta equipe, encontram-se profissionais especialistas em diversas áreas, como diagnóstico por imagem, anestesiologia, cirurgia, dermatologia, reprodução, dentre outras áreas. Além disso, vale ressaltar que o funcionamento do HVET é 24 horas, tendo profissionais disponíveis em todos os turnos, assim como o laboratório de análises clínicas para processamento de amostras. O produtor interessado pelos serviços poderá estar ligando no 3219-8026 para esclarecimento de quaisquer dúvidas”, ressalta Gabriela Fachine, da coordenação do curso de Medicina Veterinária do CEULP/Ulbra.
 
Na Agrotins 2022, a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços oferecidos. O momento será oportuno para apresentar a comunidade local que no HVET encontram-se atendimentos diferenciados para os animais, sejam eles: equinos, bovinos, caprinos, ovinos, cães, gatos e animais selvagens de uma forma geral. “Além disso, a proposta para este ano, é que o estande do HVET esteja em conjunto com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, onde serão expostos cabras e cães adestrados, seguindo o sucesso que os animais fizeram na última PECSHOW”, explica Mildre Loraine Pinto, diretora do Hospital Veterinário do CEULP/Ulbra.
 
Agrotins
 
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos , de pesquisa e educacionais, entre outras.
 
HVET
 
O Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas possui estrutura para o atendimento de animais de grande e pequeno porte, nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos, laboratório de análises clínicas. (Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento