26/04/2022 às 07h58min - Atualizada em 26/04/2022 às 07h58min

Tocantins recebe novo modelo de urnas eletrônicas para as próximas eleições


Foto: Divulgação
 
O Tocantins recebeu 2.050 urnas eletrônicas do modelo novo que serão utilizadas nas próximas eleições. Os equipamentos foram apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira (25). A quantidade corresponde a 42% do total de equipamentos que serão empregados em outubro.

"Estamos iniciando a primeira etapa do processo de transparência, nosso tripé de transparência e segurança das urnas eletrônicas: como que ela funciona, se há possibilidade de falhas ou não, se há alguma irregularidade de ser sanada ou não", explicou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

As urnas usadas no processo eleitoral nas últimas eleições foram os modelos lançados em 2015. As apresentadas agora são modelos de 2020. O TRE garante que ambas têm os mesmos requisitos de segurança.

"Elas chegaram recentemente, a gente passa por um processo de teste e aceite dessas urnas. O próximo passo é certificá-las, colocar os certificados oficiais da Justiça Eleitoral e em seguida os testes com os novos sistemas que estão sendo produzidos para eleição. Por fim, encaminhamos para os diretórios eleitorais", explicou o secretário de tecnologia Valdenir Júnior.

Por fora dá para ver que a tela é maior e o teclado agora fica embaixo da tela. Além disso, o processador da nova máquina é 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior. A mídia de aplicação dos dados dos candidatos passou a ser em formato de pendrive, que exige menos custo de conservação.

O aparelho que ficará com o mesário também passou por mudança. A tela é totalmente gráfica e sem teclado físico, com uma superfície sensível ao toque. "A evolução tecnológica sempre traz mais vantagens, uma delas é a velocidade e facilidade para operar. A segurança das duas permanece a mesma", afirmou.

A distribuição das urnas para os 33 cartórios eleitorais do estado deve começar a partir de julho. A definição de quais cidades vão receber os novos modelos vai ficar a critério de cada regional.

As urnas já começaram a passar pelos três testes que são realizados antes de outubro e logo também será realizado o treinamento dos 24 mil voluntários que vão trabalhar no processo eleitoral em todo o estado.

"A gente começa por volta de julho, final de julho, e vai até setembro de acordo com as convocações dos juízes eleitorais a gente vai liberando para que as pessoas comecem a fazer os treinamentos", explicou o diretor geral do Tribunal, José Machado.
(Fonte: G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento