Uma das atribuições da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) é garantir a integridade das aquisições dos equipamentos de TI feitas pelos órgãos do Governo do Tocantins. É por meio da vistoria técnica da Agência, realizada pela Diretoria de Gestão de Contratos, que os bens são analisados conforme o Termo de Referência e os itens homologados na licitação.
Desde a sua criação, em 2019, a ATI já realizou o total de 93 vistorias nas secretarias e autarquias do Governo. Recentemente, 34 computadores e 68 monitores adquiridos pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) foram inspecionados pelos técnicos da Agência.
O analista em tecnologia da informação, Athila Augusto Oliveira, explica como o processo de vistoria é realizado. “Vamos até a pasta e fazemos uma inspeção minuciosa observando, por exemplo, a especificação técnica tanto de hardware quando de software e a garantia quanto os prazos e suas aplicações. Após todo processo de análise, emitimos um laudo de vistoria dos equipamentos e um parecer técnico”, afirma.
A diretora de Gestão de Contratos, Michelly Gomes, compreende a vistoria como mecanismo estratégico para a eficiência administrativa. “Nosso intuito é garantir que os bens e serviços de TI, adquiridos no processo licitatório, sejam atendidos conforme as instruções do Termo de Referência e em respeito aos princípios fundamentais da administração pública”, ressalta a diretora.
Vistoria técnica
Após o recebimento dos itens de TI, o órgão deve solicitar a vistoria por meio da Central de Serviços, https://chamados.ati.to.gov.br/, identificando o número do processo de aquisição e do contrato, fiscal ou responsável pelo acompanhamento da vistoria, solicitante, cópia da nota fiscal, data de recebimento dos itens e local onde deverão ser vistoriados, telefone de contato e, por fim, expedir o processo de aquisição para a ATI tramitado para a Gerência de Fiscalização de Contratos de TI – GFC/DGC/SUPGES/ATI, com despacho solicitando a referida vistoria. (Governo do Tocantins).