25/04/2022 às 09h23min - Atualizada em 25/04/2022 às 09h23min

Com apoio do Governo do Tocantins, Feira Agrosudeste supera expectativas e movimenta cerca de R$ 11 milhões em negócios


Foto: Divulgação
 
Após dois anos de suspensão em virtude da pandemia, a retomada da Feira Agrotecnológica da região Sudeste, a AgroSudeste, superou as expectativas, e agora passa a fazer parte do calendário de eventos agrícolas do Estado do Tocantins. A informação foi confirmada durante apresentação do balanço final da Feira ao secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café.

Realizada de 6 a 9 de Abril no Colégio Agrícola de Almas, a 6ª edição da feira recebeu  6.137 pessoas, e movimentou cerca de R$ 11 milhões em negócio hospedagens e alimentação, aquecendo o comércio tanto do município de Almas, onde ocorreu o evento, quanto nos municípios ao redor.

Nessa edição, que contou com o importante apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), além de emendas parlamentares, a feira recebeu mais de 6 mil visitantes, com a participação de 850 inscritos nos quatro dias de campo, que abordaram cadeias produtivas prioritárias na região: Piscicultura, Fruticultura, Horticultura e Bovinocultura.

Outras iniciativas que também movimentaram a AgroSudeste foram a realização da feira de touros; a exposição de animais de pequeno porte, a apresentação desportiva de Hipismo; Shows culturais e para finalizar, uma grande Cavalgada, com mais de 170 cavaleiros.

O projeto piloto Cama café, também foi um dos pontos positivos em relação a movimentação da feira, conforme o levantamento, foram 22 famílias beneficiadas, disponibilizando alojamentos a mais de 180 pessoas.

Também participaram da 6ª edição três instituições financeiras com propostas de crédito rural; mais de 50 expositores, expondo as principais tecnologias do mercado voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento econômico no campo e na cidade; e os agricultores familiares da região também tiveram a oportunidade de apresentar e comercialização sua produção.

Para o secretário da Agricultura, Jaime Café, que esteve no evento, a AgroSudeste confirmou seu potencial agrícola no Tocantins. "Nós ficamos muito satisfeitos com os resultados apresentados pelos organizadores do evento. A AgroSudeste, assim como outras feiras realizadas em nosso Estado, tem mostrado seu potencial agrícola ajudando a divulgar o trabalho realizado pelos nossos produtores. Eu estive lá e pude conferir de perto o quanto o evento foi bem executado. Espero que a próxima edição seja ainda maior e com a mesma qualidade”, ressaltou o secretário.

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, que além de apoiar, acompanhou toda a feira, elogiou o empenho de todos os envolvidos na realização desse evento que está mais que consolidado na região, proporcionando conhecimento e fortalecendo o agronegócio no Sudeste do Estado. "O evento superou nossas expectativas, tanto na participação quanto no volume de negócios, beneficiando do pequeno ao grande produtor; gerando renda aos moradores da cidade, desde o comerciante, aos moradores, com o projeto inovador Cama café, alojando os visitantes da feira. A feira se consolida como o principal evento agrícola do sudeste, levando tecnologias e inovações para fortalecer a agricultura da região", destacou.

Satisfeito com os resultados da feira, o presidente da AgroSudeste e extensionista do Ruraltins, João Albuquerque Filho, falou sobre suas expectativas, os projetos que serão implantados e o planos para a próxima edição. “Eu acredito que tudo correu dentro do nosso planejamento, e até mesmo superou nossas expectativas. Depois de dois anos de pandemia, realizar a primeira feira do Estado do Tocantins presencial, para nós foi um marco histórico! Era uma programação bastante vasta, só com os dias de Campo a nossa meta era alcançar 800 inscritos, conseguimos ultrapassar essa meta; a infraestrutura melhorou bastante; a quantidade de estandes, de empresários expositores também foi maior,  conseguimos atingir uma quantidade bastante interessante com expositores de diversos setores que fortalece cada dia mais o setor do Agro na nossa região; conseguimos também atingir a nossa meta de público que era de cinco mil, e recebemos mais de 6 mil visitantes, a presença do nosso Governador Wanderlei, acompanhado de autoridades locais, estaduais e regionais. Tudo isso contribuiu para que a feira fosse consolidada.

Com data prevista para 12 a 15 de abril de 2023, João Albuquerque Filho reforçou que o foco agora é trabalhar as ações para as atividades do ano que vem. “Temos um desafio muito grande que é implantar o campo experimental em agricultura, na área cedida pelo produtor Sieg Fried, e a implantação do Projeto de Piscicultura em tanque escavado em parceria com a escola, o Ruraltins e o Meio Ambiente. Para o ano que vem já temos uma data prevista, e vamos trabalhar para trazer mais caravanas de produtores, envolvendo os 22 municípios da região sudeste, buscar mais expositores para fortalecer cada setor, trabalhar com as vitrines tecnológica, com o ensino-aprendizagem nas escolas e envolver mais o setor cultural e de turismo da região”, completou.
(Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90