20/04/2022 às 11h59min - Atualizada em 20/04/2022 às 11h59min

Agricultores familiares vão expor produtos agroextrativistas na Agrotins 2022


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, organizam a exposição de produtos agroextrativistas dos agricultores familiares de todas as regiões do Estado no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022). A feira com o tema “Integrar, intensificar para Preservar”, ocorre de 10 a 14 de maio no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
 
Nesta edição da Agrotins, o tema central da exposição dos agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais e quilombolas é “Bioioeconomia e Cerrado”, visando o manejo sustentável e socioeconômica dos produtos naturais do cerrado tocantinense, possibilitando aos agroextrativistas a geração de emprego e renda.   
 
Programação
 
Na programação constam também diversas atividades como as oficinas “Sabores do Cerrado”, palestras, painéis e debates direcionados a atender, expositores, visitantes e o público interessado em conhecer e saborear os produtos do cerrado como mangaba, murici, macaúba jatobá, buriti, baru, pequi, entre outros.
 
De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pela organização dos expositores, Francisca Marta Barbosa, no Pavilhão da Agricultura Familiar “está sendo programado uma série de atividades e debates de órgãos e instituições, nacional e internacional voltadas para incentivar os povos de comunidades rurais, e agricultores familiares no que se refere ao agroextrativismo sustentável no Tocantins”
 
Inovações 
 
Entre as novidades na Agrotins deste ano está a troca de sementes crioulas, a cantina das agroextrativistas e a participação do projeto Articulafito, Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que identificou e mapeou 26 cadeias de valor em plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias em todas as regiões do país. (Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento