19/04/2022 às 17h29min - Atualizada em 19/04/2022 às 17h29min

Tocantins divulga o nome de estudantes que participarão da final do programa Jovem Senador


Foto: Divulgação
 
As alunas Gabriela Ferreira Maciel, de 17 anos, do Colégio Estadual de Itacajá; Raylane Assunção Lourenço, da Escola Estadual Cívico Militar São José Operário, de Paraíso do Tocantins; e Mara Daniella Rocha Cardoso, de 15 anos, do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa Moura, de Palmeirópolis, foram selecionadas para representar o Tocantins no programa Jovem Senador.
 
Os nomes das três estudantes foram enviados pela Secretaria de Estado da Educação para a Comissão Organizadora Nacional. O resultado da seleção final que escolherá um representante por estado será anunciado no próximo dia 2. O vencedor participará da Semana de Vivência Legislativa, a ser realizada no Congresso Nacional, no período de 26 de junho a 1° de julho, em Brasília (DF).
 
Programa Jovem Senador
 
Nesta edição, o programa Jovem Senador recebeu 1.762 redações de estudantes inscritos. O tema da redação foi 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.
 
A estudante Gabriela, de Itacajá, conta que está muito feliz com o resultado e comentou sobre a sua redação. “Abordei sobre a necessidade de rever as questões de história do nosso país para a promoção de um futuro consciente e sem a repetição de problemas que perpetuam por negligência governamental, o que leva a injustiças sociais, devido ao comportamento de alguns líderes públicos”, frisa.
 
A estudante Mara Daniella, de Palmeirópolis, destaca os movimentos negros no período da independência do Brasil. “Eu abordei a forma como os negros lutaram para acabar com a escravidão e citei exemplos como a Conjuração Baiana, o movimento que tinha como objetivos a emancipação do Brasil e a abolição da escravidão”, ressalta.
 
Conforme informações da Comissão Organizadora, os estados do Tocantins e do Pará cresceram em 120% o número de alunos que são participantes com relação aos inscritos em 2019, ano da última realização do concurso. Em 2020 e 2021, não foram realizados os processos de seleção do programa Jovem Senador, por causa da pandemia da covid-19. (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento