19/04/2022 às 08h00min - Atualizada em 19/04/2022 às 08h00min

Tocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais no dia 20 de abril


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que a partir desta quarta-feira, 20, está aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinenses, que seguirá até o dia 31 de maio. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, dia 20 de setembro.
 
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, a Adapec requereu ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2021, a autorização para manutenção de cultivos excepcionais de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação. “Apresentamos ao Mapa uma justificativa técnica, a qual foi aprovada e, com isso, foi autorizada a manutenção do plantio de soja para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes”, destaca Cleovan Barbosa. 
 
Para realizar o cultivo de soja naquela região, os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. O download dos documentos necessários para o cadastro está no site da Adapec, no endereço: http://www.to.gov.br/adapec, basta preencher os formulários disponíveis e, posteriormente, entregar esta documentação em um escritório da Agência.
 
Dados
 
Na safra de 2021, foram cultivadas, nas planícies tropicais do Tocantins, 71.300 hectares, em 140 propriedades.
 
Ferrugem Asiática da Soja
 
É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que dissemina rapidamente entre as plantações por meio do vento. O maior prejuízo causado é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento