13/04/2022 às 12h12min - Atualizada em 13/04/2022 às 12h12min

Agência de Metrologia orienta sobre compras de produtos da Páscoa


Foto: Divulgação
 
A Semana Santa marca o fim da Quaresma e para algumas famílias, que seguem ritos tradicionais, é o período de consumir variedades de pescados que incluem peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos de água doce ou salgada, usados na alimentação humana. O tradicional Domingo de Páscoa também é marcado pela presença dos ovos de chocolate.
 
 A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), orienta o consumidor sobre compras seguras e alerta que alguns cuidados devem ser tomados ao comprar os produtos alusivos às comemorações da Páscoa.
 
O presidente da AEM, Rérison Castro, informa que “o consumidor deve sempre se atentar às informações das embalagens dos produtos. As etiquetas e rótulos devem conter o peso e as informações que orientam sobre uma compra segura, em especial no que diz respeito a produtos para crianças”, salienta Rérison Castro.
 
Pescados
 
Os pescados devem ser vendidos por peso.  A pesagem deve ser acompanhada e conferida pelo consumidor, sejam produtos pré-embalados, aqueles que são pesados sem a presença do consumidor e que em sua maioria são etiquetados pelo próprio estabelecimento, ou os que são comercializados frescos e vendidos inclusive nas feiras livres.
 
Além de acompanhar a pesagem, é fundamental que o cidadão tenha também a confiança na balança comercial a ser utilizada.
 
Ovos de chocolate
 
São inúmeras as opções de tamanhos, sabores e valores ofertadas ao consumidor. E, para atrair ainda mais as crianças, muitos fabricantes colocam como recheio especial alguns brinquedos, como brindes extras nos ovos. Os produtos, em sua maioria, são pequenos e de montar, o que requer uma atenção especial de quem compra o produto.
 
Brinquedos são produtos que devem obrigatoriamente ser certificados pelo Inmetro e, no caso de estarem em ovos de chocolate, é fundamental que a embalagem tenha todas as informações para o consumidor, inclusive a faixa etária a que se destina. 
 
Além disso, no caso de brinquedos para crianças pequenas, também deve constar da embalagem a informação que contêm peças de formato reduzido. Assim, o consumidor, ao adquirir o produto, terá a ciência se ele é apropriado ou não para aquela criança.
 
Produtos artesanais e Ovo de Colher
 
A Metrologia Estadual reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria com o rótulo descrevendo o peso bruto do produto. Isso significa que o ovo de chocolate artesanal, ao ser exposto comercialmente, é passível de fiscalização metrológica.
 
Quanto ao Ovo de Colher, a equipe técnica da AEM informa que o mesmo deve ser comercializado por peso e não por unidade, porque a medida do produto é massa. (Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento