12/04/2022 às 12h31min - Atualizada em 12/04/2022 às 12h31min

Agência de Metrologia participa da Operação Casa Segura com a fiscalização de produtos em estabelecimentos no interior do Estado


Foto: Divulgação
 
A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e é o órgão delegado oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atuando em conformidade com o plano de trabalho pactuado.
 
Nesse sentido, participa, também, das operações nacionais coordenadas pelo Inmetro, como a Operação Casa Segura, na área de qualidade, que ocorreu em todo o país no período de 4 a 8 de abril deste ano.
 
Visando reduzir possíveis ocorrências de acidentes de consumo, a ação especial verificou se produtos que são utilizados diariamente e que fazem parte da maioria das residências, como cadeiras de plástico, escadas domésticas, panelas de pressão e panelas para uso em fogão, coifa ou exaustor elétrico de uso doméstico ou comercial, aspirador de pó elétrico e liquidificador doméstico, estão em conformidade para a comercialização – o que significa ostentar o Selo de Identificação do Inmetro. Vale destacar que o Selo é a evidência que os produtos passaram por testes laboratoriais e que atendem aos requisitos de segurança.
 
No Tocantins, os municípios contemplados para a ação foram Monte Santo, Dois Irmãos e Caseara. Foram visitados 19 estabelecimentos comerciais e fiscalizados 311 produtos. Todos foram aprovados.
 
Conforme o presidente da AEM, Rérison Castro, a Agência de Metrologia, enquanto órgão delegado do Inmetro, tem o importante papel de contribuir com ações que reforçam a segurança industrial e que minimizam riscos de acidentes de consumo com determinados produtos.
 
Escada doméstica
 
Além do Selo de Identificação da conformidade do Inmetro, obrigatório nesse produto, antes de usar escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de somar, além do peso do corpo, o dos materiais e ferramentas que eventualmente o usuário carregará na escada.
 
Quando utilizar a escada metálica certifique-se de que ela está totalmente aberta; verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade. Não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto. Use calçados adequados para subir na escada; evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços; evite usar escadas próximas da rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.
 
Cadeira plástica
 
Na hora da compra de uma cadeira plástica, o consumidor deve observar as marcações do fabricante, que são de uso obrigatório, além do Selo de Identificação. Observar outras informações que deverão estar em baixo relevo, como país de origem, número de série ou identificação do lote e a data de fabricação. Evite deixar a cadeira plástica exposta ao tempo quando não estiver em uso; ação das intempéries acelera o processo de degradação do plástico, tornando-o frágil.
 
Se atentar para a classificação por níveis de utilização. Classe AW (uso exclusivo interno residencial de até 136 Kg); classe BW (uso exclusivo interno não residencial de até 136 Kg); classe AY (uso irrestrito residencial de até 160 Kg); e classe BY( uso irrestrito de até 160 Kg).
 
Aspirador de pó e Liquidificador
 
Busque a presença do Selo de Identificação do Inmetro. Eletrodomésticos que fazem barulho, tais como aspirador de pó e liquidificador precisam, ainda, exibir em local visível na embalagem o Selo de Ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho e fornece ao consumidor informações sobre o som emitido por esses aparelhos, possibilitando fazer a escolha do produto mais silencioso. Produtos mais silenciosos possuem classificação do nível de potência sonora igual 1. Produtos com classificação 5 são os mais barulhentos.
 
Coifa e exaustor
 
Coifas elétricas, exaustores elétricos e outros extratores de fumaça de cozinha instalados acima, ao lado, atrás ou sob fogões domésticos e aparelhos de cozinha semelhantes, com tensão nominal não superior a 250 V devem ser, obrigatoriamente, certificados. Dessa maneira, o consumidor deve estar atento ao Selo de Identificação, que deve aparecer aposto no produto e em sua embalagem, além de ter indicado a palavra “Segurança”. 
 
Analisar as características técnicas do produto para que atendam as suas necessidades e verificar a tensão nominal ou faixa de tensão nominal do aparelho em comparação com a tensão elétrica disponível em sua rede elétrica doméstica. Realizar a instalação do produto com profissionais habilitados e autorizados pelo fabricante ou importador do produto;
 
Antes de iniciar o uso, ler atentamente o manual do produto; durante o uso seguir as orientações do fabricante e as recomendações de segurança. (Governo do Tocantins).

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento