11/04/2022 às 08h24min - Atualizada em 11/04/2022 às 08h24min

Defensora do aleitamento materno, Valderez participa da comemoração de 20 anos do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina


Foto: Divulgação
 
A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, participou da comemoração dos 20 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) na manhã da última sexta-feira, 08. Na ocasião, a parlamentar reforçou sua atuação na apresentação de projetos e requerimentos que incentivam o aleitamento.
 
“Sempre incentivei e vou continuar lutando por essa causa, que é a doação de leite humano. Por isso, contem comigo para dar continuidade nesse trabalho tão importante”, declarou a deputada ao mencionar a lei de sua autoria, que garante isenção na taxa de concursos públicos estaduais para doadoras de leite.
 
Neste sentido, a parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa, anteprojeto que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno em estabelecimentos públicos ou privados. Por meio de requerimento, também solicitou ao Governo do Estado, a reativação do programa “Leite é Vida”, que realiza a distribuição de leite para famílias de baixa renda.
 
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o leite materno é o principal alimento do bebê, pelo menos até os seis meses de vida e até os dois anos ou mais, sirva efetivamente de complemento junto a outros alimentos. Cuidar da saúde das nossas crianças é uma prioridade”, finalizou.
 
Banco de Leite
 
Desde sua criação, foram mais de 279 mil atendimentos individualizados, quase 15 mil bebês beneficiados e 23.323 litros de leite humano coletados. A nutricionista e coordenadora do BLH do HMDR, Walkíria Pinheiro, agradeceu a todos que trabalham em prol da doação de leite humano e enalteceu as atividades do Banco. “Trabalhamos não só para salvar vidas, mas para que tenhamos adultos mais saudáveis. Agradeço ainda toda a dedicação dos servidores, apoiadores, mães doadoras e todo mundo que nos ajuda nessa jornada”, enfatizou a coordenadora.
 
Presenças
 
Além da Deputada Valderez e da Coordenadora do BLH, estiveram presentes o Secretário de Saúde, Afonso Piva, o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo, o Diretor Administrativo, Fernando Pinheiro, o Diretor Técnico e Obstetra, Dr. Gilberto Nastari, além das equipes técnicas e apoiadores. 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento