05/04/2022 às 13h18min - Atualizada em 05/04/2022 às 13h18min

Com apoio do Governo, Feira Agrosudeste começa nesta quarta-feira, 6, com atrações e inovação tecnológica para o setor agrícola


Foto: Divulgação
 
Com o apoio do Governo do Tocantins, a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste, a Agrosudeste, já está com a programação fechada e os preparativos a todo vapor. O evento inicia nesta quarta-feira, 6, e segue até sábado, 9, no Colégio Agrícola de Almas, a 299 km de Palmas. A abertura oficial da feira, com a presença de autoridades, está agendada para esta quinta-feira, 7.
 
A feira, que contará com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região sudeste com ênfase nas principais cadeias produtivas, além de promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas da região.
 
Na programação, voltada para o setor do agronegócio, estão dias de campo sobre bovinocultura, no Colégio Agrícola; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; piscicultura, na Fazenda Águas das Serras; horticultura, na horta Cheiro Verde. Constam ainda palestras diversificadas; Feira de Touros; hipismo, com apresentação e Prova de Obstáculos; cavalgada regional; leilão virtual; exposição de maquinários, feira do agricultor familiar e muita atração cultural e gastronômica.
 
Voltada para produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos e estudantes, a estimativa da comissão organizadora e dos mais de 40 expositores é receber um público de 6 mil pessoas. Já a previsão de movimentação financeira é de R$ 6 milhões. “Para isso, o Ruraltins realizou o Mutirão do Agrocrédito na região no mês de março, com a elaboração de projetos de crédito para que o produtor tenha a oportunidade de adquirir a preços acessíveis máquinas e insumos para sua atividade agrícola, pois a Agrosudeste é mais uma oportunidade de o produtor local conhecer e principalmente ter acesso às novas tecnologias voltadas setor agrícola”, explica o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda.
 
De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins, Marco Aurélio Gonçalves, o Ruraltins estará com um estande institucional e técnicos aptos para atendimentos nas áreas de crédito rural, esclarecimentos e emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf [DAP], orientação e encaminhamentos a respeito do Cadastro Ambiental Rural [CAR] e do Programa Alimenta Brasil [PAB], que é a modalidade de compra direta com doação simultânea executada pelo órgão”, relata.
 
A programação completa pode ser conferida no site https://agrosudesteto.com.br/ .
 
Sobre a feira
 
A Agrosudeste nasceu de um dia de campo na Fazenda Laço de Ouro, no município de Almas, em 2015, quando reuniu 300 produtores e técnicos capacitados para debaterem sobre as tecnologias voltadas à pecuária.
 
Nas edições seguintes o número de participantes foi aumentando; na segunda edição foram 600 produtores e na terceira foram 1,5 mil. A partir disso, em 2018, foi realizada a 4ª edição da feira, no Colégio Agropecuário de Almas, trazendo um público de 3 mil pessoas. Em 2019, a feira estreou com uma edição mais ousada, trazendo um público de mais de 3,5 mil pessoas, mais de 25 expositores voltados ao crescimento do agronegócio, instituições financeiras para auxiliar com crédito os produtores da região, além de apresentações culturais e das tecnologias estudadas no colégio agrícola de Almas. 
 
E a feira vem crescendo a cada edição com novas parcerias e novas tecnologias e hoje é considerada a maior feira agrotecnológica da região sudeste do Tocantins. 
 
A Agrosudeste envolve 22 municípios do Estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmas e São Salvador.  Além de outros estados, atingindo, hoje, Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. (Governo do Tocantins).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento