05/04/2022 às 08h05min - Atualizada em 05/04/2022 às 08h05min

Araguaína zera número de casos de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia


Foto: Divulgação
 
O número de casos ativos de Covid-19 foi zerado em Araguaína, nesta segunda-feira (4), pela primeira vez desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há nenhum novo diagnóstico da doença desde sexta-feira (1º).
 
O primeiro diagnóstico da doença na cidade aconteceu há pouco mais de dois anos, no dia 27 de março de 2020, pouco depois da capital. Araguaína ficou aproximadamente cinco meses liderando os números de Covid-19 até ser ultrapassada por Palmas em agosto daquele ano. Atualmente são 43.404 casos confirmados e 604 mortes.
 
O plano de contingência contra a Covid-19 foi divulgado em 13 de março de 2020, antes mesmo dos casos começarem a aparecer. A partir daí município estruturou as unidades de saúde, adotou medidas restritivas e protocolos de atendimento.
 
A cidade foi a primeira do estado a aplicar o teste rápido e implantar uma unidade hospitalar exclusiva para tratamento da Covid. O Hospital Municipal de Campanha foi referência para tratamento na região até encerrar as atividades há duas semanas.
 
Durante a pandemia Araguaína chegou a sofrer decretos de lockdown emitidos tanto pelo governo como pela própria prefeitura. Apesar disso foi pioneira em flexibilizar as medidas de prevenção ao coronavírus por diversas vezes e em 2022 liderou a iniciativa de abandonar a obrigatoriedade ao uso de máscaras.
 
Nesta semana o município tem apenas 9% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 11% dos leitos clínicos ocupados. (G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento