04/04/2022 às 08h09min - Atualizada em 04/04/2022 às 08h09min

Vacinação contra sarampo e influenza inicia em Araguaína nesta segunda-feira, 4


Foto: Divulgação
 
A Saúde de Araguaína inicia nesta segunda-feira, 4, as campanhas de vacinação contra a gripe (influenza) e o sarampo para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização será dividida em etapas para facilitar o acesso ao púiblico-alvo. Já poderão se vacinar contra as duas doenças os profissionais da saúde e contra a influenza também idosos.
 
Todas as UBS (unidades básicas de saúde) estarão disponíveis para receber a população, além do ponto de vacinação montado em frente à Câmara Municipal, no Centro. De acordo com a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga, os imunizantes são importantes para prevenir complicações na saúde. 
 
“No caso da influenza, os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19 são reduzidos com a vacina. Já a vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus no país, proteger a população e evitar sobrecarga nos serviços de saúde”, destacou a diretora.
 
As campanhas foram divididas em etapas e por público-alvo seguindo até 6 de junho. O dia “D” das campanhas será 30 de abril. A meta da Secretaria da Saúde de Araguaína é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.
 
Proteção contra a gripe
 
Nesta primeira etapa da vacinação contra a influenza (4 a 30 de abril) serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde, somando 23.623 pessoas.
 
Fazem parte do público-alvo para as próximas etapas as crianças de 6 meses até 4 anos, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, população indígena, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
 
Livre do sarampo
 
A campanha de vacinação contra o sarampo irá atender inicialmente mais de 19 mil pessoas de dois grupos prioritários. Na primeira etapa, será o período dos trabalhadores da saúde. As crianças de 6 meses até 4 anos serão imunizadas na segunda etapa, do dia 2 de maio a 3 de junho.
 
Onde vacinar
 
Para se vacinar é necessário ter em mãos os documentos pessoais e cartão de vacina. As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas.
 
O ponto de vacinação em frente à Câmara também atende em horário diferente, de segunda a sexta, das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas. (Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento