02/04/2022 às 07h44min - Atualizada em 02/04/2022 às 07h44min

Tocantins amplia produção de milho e bate recorde na safra 2021/2022


Foto: Divulgação
 
Segundo dados do 6° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins já ultrapassou os 325 mil hectares de milho na safra atual. A produção corresponde a 22,1% da área plantada na safra passada e a produção deve chegar a mais de 1,5 milhão de toneladas de grãos, registrando 38,6% a mais na produção em relação à safra anterior. 
 
No próximo levantamento da Conab, previsto para o mês de abril, devem ser consolidados esses números de área e produção, mostrando uma evolução ainda maior, tanto na área quanto na produção de milho para a safra 2021/2022.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Antônio Cássio Oliveira Filho, a área de milho na safra 2021/2022 registra um aumento significativo, principalmente no milho 2ª safra (safrinha). 
 
“Esse aumento foi beneficiado pelas condições climáticas que permitiram um plantio da soja mais cedo e, consequentemente, houve uma boa janela para o cultivo de milho em sucessão à colheita da soja, sendo que até o momento as condições climáticas se mostram favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. E assim, os produtores aguardam uma produtividade superior à safra 2020/2021”, destaca Antônio Cássio Oliveira Filho.
 
O engenheiro agrônomo ressalta ainda que “o Tocantins vem consolidando suas áreas agrícolas, melhorando a fertilidade de seus solos, em um ritmo de expansão do parque de máquinas agrícolas, da capacidade de armazenamento e investimento na logística para escoamento da produção e introdução de novas tecnologias. Esses fatores permitem que os produtores intensifiquem seus plantios, principalmente com a realização da segunda safra de milho em todas as regiões produtoras do Estado”, conclui.
 
Dados
 
Levantamento da Conab aponta que as maiores áreas de cultivo do milho, segunda safra, estão nos municípios de Porto Nacional com 38,76 mil hectares; seguidos de Caseara, 35 mil; Santa Rosa do Tocantins, 30 mil; e Campos Lindos com 21,8 mil hectares de plantio de milho. (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento