30/03/2022 às 12h58min - Atualizada em 30/03/2022 às 12h58min

Governo do Tocantins realiza aula inaugural do Curso de Formação de Praças da PM em 13 municípios


Foto: Divulgação
 
Na manhã desta quarta-feira, 30, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, e em mais 12 municípios, a aula inaugural do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Tocantins (CFP). Na Capital serão formados mais de 190 alunos divididos em 6 turmas, sendo 4 na Academia de Polícia Militar Tiradentes, e mais 2 turmas no 1º Batalhão da PM.
 
Segundo a diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, coronel Wélere Gomes Barbosa, a aula inaugural marca o início da formação desses novos alunos apresentando um novo modelo de curso com Formação Superior. “Com o plano de curso e o projeto pedagógico realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins [IFTO], nos termos do acordo de cooperação técnica, de maneira inédita, os novos soldados sairão com Formação Superior de Tecnologia em Segurança Pública, e estarão muito mais preparados e capacitados para a prestação de serviço à sociedade”, destacou a coronel Wélere Barbosa.
“A Polícia Militar quer crescer mais a cada dia, e através dessa parceria com o IFTO, queremos alcançar esse desafio, e estamos nos empenhando e nos doando para entregar o melhor para a sociedade tocantinense”, complementou Wélere Barbosa.
 
Também é a primeira vez que a Polícia Militar forma cerca de mil policiais militares ao mesmo tempo, totalizando 28 turmas, distribuídas em todas as sedes das unidades da PMTO.
 
O reitor do IFTO, Antônio Luz Júnior, reiterou o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino que será ofertado a todos os alunos soldados do Estado do Tocantins. “É um momento especial para o IFTO. Formar mil alunos não é fácil para nenhuma instituição, e não temos como objetivo, colocar mil pessoas em uma sala de aula, e sim, formar mil pessoas altamente capacitadas e qualificadas para a prestação do serviço de Segurança Pública”, pontuou o reitor Antônio Luz.
 
Após as boas-vindas aos alunos e instrutores, foi ministrada uma palestra apresentando a estrutura do IFTO e o curso de Tecnologia em Segurança Pública, conduzida pelo coordenador Técnico do IFTO, Josuan de Carvalho da Cunha, que também é o responsável pela coordenação geral do projeto que visa à oferta de curso superior de Tecnologia em Segurança Pública, adaptada para atendimento das necessidades de oferta de turmas específicas, para os novos Praças da PMTO.
 
Polos de Formação
 
A aula inaugural do Curso de Formação de Praças foi realizada simultaneamente em todas as cidades polos que sediarão o Curso. Foram realizadas palestras sobre a temática da Segurança Pública e apresentada a Instituição Policial Militar em sua composição e estrutura.
Os alunos soldados foram distribuídos em 28 turmas difundidas em 13 cidades Polos no Tocantins, sendo Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguatins, Tocantinópolis, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema.
 
Apresentação do Curso
 
O Curso de Formação de Praça (CFP) possui 1.600 horas/ aulas e será realizado em parceria com o IFTO, possibilitando, de maneira inédita, que os novos Soldados concluam a formação com nível superior. As aulas do CFP serão ofertadas no formato híbrido, presencial e on-line.
 
O CFP tem como objetivo formar profissionais do quadro efetivo da Polícia Militar do Estado do Tocantins, capazes de compreender o exercício da atividade de Segurança Pública como prática da cidadania, de participação profissional, social e política em um estado democrático de direito, estimulando a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à Lei, promoção humana, e repúdio a qualquer forma de intolerância com foco na paz social. (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento