22/03/2022 às 13h25min - Atualizada em 22/03/2022 às 13h25min
Durante mutirão de limpeza mais de 300 kg de lixo são retirados do lago de Palmas
Foto: Divulgação
Cerca de 300 kg de lixo foram retirados do lago de Palmas durante um mutirão de limpeza. Segundo a Prefeitura de Palmas, os resíduos foram encontrados na água, em praias e ilhas. A ação fez parte do programa Rios + Limpos, do Governo Federal, e comemorou o Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março.
O mutirão foi realizado no fim de semana e o balanço só foi divulgado nesta segunda-feira (21). A ação começou na praia da Graciosa, um dos principais pontos turísticos da capital. No local, resíduos deixados por frequentadores foram coletados. Depois, de barco, voluntários participaram da ação de preservação e despoluição do lago.
Após a retirada dos resíduos, o material reciclável foi encaminhado para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Cooperan). Já o material orgânico foi levado ao aterro sanitário.
O programa “Rios + Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro de 2021. O projeto tem o objetivo de incentivar ações de despoluição dos rios, limpeza e coleta de lixo, além da implementação de sistemas de tratamento adequado.
Participaram do evento representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército, além do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) e populares. (G1 Tocantins).