10/03/2022 às 12h08min - Atualizada em 10/03/2022 às 12h08min

Votação para continuação do impeachment de Mauro Carlesse começa nesta quinta (10)


Créditos: G1 Tocantins
 
A votação do parecer sobre o processo de impeachment contra o governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) começa nesta quinta-feira (10). A Assembleia Legislativa terá sessão extraordinária a partir das 15h para analisar o relatório que recomenda a continuidade do processo.

Apesar disso, a decisão não deve sair nesta quinta porque a AL alterou o rito do processo na última terça-feira (8) e criou uma regra de que é necessário um intervalo de 24 horas entre a votação em primeiro e em segundo turno. Uma nova sessão será convocada para a sexta-feira (11) para a nova rodada de votos.

Este intervalo não estava previsto na primeira versão do rito, que já determinava votação em dois turnos, mas não previa tempo mínimo entre as sessões. Carlesse é acusado de três crimes de responsabilidade e durante o processo, negou todas as acusações. Ele disse que o pedido de impeachment é motivado por interesses eleitoreiros.

Os crimes são relacionados a um suposto esquema de recebimento de propinas no Plansaúde, a interferência política em investigações da Polícia Civil e a irregularidades nas eleições municipais de 2020. A acusação de aparelhamento da Polícia Civil, incluindo trechos sobre um suposto flagrante forjado por tráfico de drogas, ficou de fora do parecer.

Carlesse já está afastado do cargo, mas o afastamento dele é por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e vence em abril. Esta medida foi determinada a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República enquanto o governador é investigado em duas operações.

Se a AL aprovar o impeachment, Carlesse sofrerá um novo afastamento de mais 180 dias e não poderá voltar ao cargo mesmo após o fim do prazo estabelecido pelo STJ. Ele ainda correrá o risco de ser cassado e perder os direitos políticos. Esta é a primeira vez na história do Tocantins que a Assembleia Legislativa vota o impeachment de um governador.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90