07/03/2022 às 17h21min - Atualizada em 07/03/2022 às 17h21min

Representante do MEC vem ao Tocantins acompanhar a implantação do novo Ensino Médio


Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu nesta segunda-feira, 7, a visita do secretário adjunto do Ministério da Educação (MEC), Helber Ricardo Vieira, que veio ao Tocantins conhecer como o Estado está realizando a implantação do novo Ensino Médio. A programação segue ao longo da tarde com visita à Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Na Seduc, o secretário foi recepcionado pela Orquestra Sanfônica do Tocantins e conheceu as ações e os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela Pasta. Entre as ações apresentadas está o Projeto de Recomposição da Aprendizagem – Recomeçar, que conta com a aplicação de uma avaliação diagnóstica para conhecer o nível de aprendizagem dos estudantes – durante a pandemia da covid-19 – e depois, a formação de novas turmas de acordo com o nível de conhecimento visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem.

O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Pereira Vaz, falou da importância da visita. “Atualmente, há muitas ações, projetos e programas que estão sendo realizados na educação, visando manter a qualidade do ensino e da aprendizagem. Vamos estreitar essa parceria com a Secretaria Nacional de Educação Básica para que o setor de Educação Científica, Tecnológica e Profissional possa se desenvolver mais, para motivar os alunos a permanecerem na escola e também resgatar outros que estão sem estudar. Queremos que a educação profissional promova oportunidades para que os estudantes obtenham a qualificação profissional e descubram novas possibilidades”, afirmou o secretário da Seduc.

Dentre a exposição das ações, a que mais chamou a atenção foi a apresentação de dois jovens, Cristovão Ferreira Liberato Júnior e Rubens Eduardo Freitas Saraiva, que foram alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso e que, atualmente, trabalham na Seduc, como assistentes na Diretoria de Educação Tecnológica. Esses alunos apresentaram protótipos de drones e um robô que foram produzidos na escola. Eles falaram dos materiais que tinham disponíveis, das pesquisas que eram realizaram e do gosto que passaram a ter pela área da tecnologia.

Motivado pelos discursos dos jovens, o secretário Helber Ricardo Vieira falou de aspectos que caracterizam a educação. “Temos que ter ousadia na escola pública, temos que sonhar grande e pensar em como trazer novos alunos para esses projetos. O nosso trabalho no MEC é potencializar o que já está sendo feito nas escolas”, ressaltou.

O secretário comparou o trabalho na educação com a plantação de uma muda de tâmaras, cujo fruto leva um tempo para aparecer. “É importante na educação o quanto nos importamos com o outro, educação é cuidar. Temos que nos emocionar com essas aprendizagens que vemos nos alunos. E neste novo Ensino Médio, queremos ver estudantes que estejam nos cursos técnicos e profissionalizantes, que se empolguem e continuem se graduando nos cursos profissionalizantes”, frisou.

O jovem Rubens Eduardo Freitas Saraiva ressaltou que estudou sempre em escola pública, que o seu desejo é motivar outros estudantes a buscarem o conhecimento e a se empolgarem pelas atividades realizadas na sala de aula. “Foi na escola que fundamos o Clube de Robótica, pesquisamos e, com ajuda dos professores, fomos participando de competições e o que aprendemos lá, queremos compartilhar com mais jovens”, comentou.

Ensino Médio

O novo Ensino Médio tem a proposta de motivar mais os estudantes a buscarem o conhecimento e a serem protagonistas de suas aprendizagens. A Rede Estadual do Tocantins conta com 294 escolas que ofertam o ensino médio, com uma equipe formada por 4.452 professores, que atendem mais de 63 mil estudantes, com o ensino médio regular, profissionalizante, e Educação de Jovens e Adultos, terceiro segmento.
(Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento