05/03/2022 às 08h22min - Atualizada em 05/03/2022 às 08h22min

Governo do Tocantins reúne-se com Ministério da Cidadania para tratar do atendimento às populações impactadas pelas enchentes no Estado


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu-se com a equipe da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania para tratar das ações de apoio às populações impactadas pelas enchentes no Estado. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 4, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO) e na Setas.

Participaram do encontro o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma; o secretário da Setas, José Messias de Araújo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e técnicos da Assistência Social da Setas.

O secretário José Messias Araújo detalhou as ações da Setas e enfatizou as parcerias com a Defesa Civil e a Saúde Estadual, em atendimento às necessidades das populações impactadas. “Precisamos nos dar as mãos e estarmos alinhados para podermos atender a todas as demandas em tempo hábil”, ressaltou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros detalhou as ações de atendimentos aos quilombolas e aos indígenas, enquanto a equipe da Saúde Estadual citou as dificuldades em atender a população com água potável, medicamentos e vacinas.

Após se informar sobre as ações promovidas, o secretário Robson Tuma afirmou que “embora a situação no Estado seja de muita tristeza, observamos que os vários órgãos estaduais e federais se unem, centralizando a força de modo a dar uma resposta imediata a essas populações atingidas”.

Visita ao Cras

Antes de iniciar o encontro, as equipes visitaram o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no setor Aureny III. Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia do Amaral, apresentou a equipe e relatou o desenvolvimento dos equipamentos do Centro.

Situação de emergência

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou na situação de emergência no âmbito do Estado em razão de enchentes, inundações e alagamentos. O Decreto n° 6.385 de Situação de Emergência segue em conformidade com a Codificação Brasileira de Desastres.

Com a publicação do decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e das entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, sob o gerenciamento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros para atuarem nas ações de resposta ao desastre, de reabilitação e reconstrução do cenário. Já nas ações de assistência social, a coordenação fica sob o comando da Setas.
(Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento