04/03/2022 às 08h21min - Atualizada em 04/03/2022 às 08h21min

Tocantins receberá 10.600 doses de vacina contra covid-19 na nova pauta de distribuição da Pfizer pediátrica


Foto: Divulgação

“Quando se estabelece uma política de governança em todo o Estado assume-se um compromisso e passa a ser um modelo para ser seguido, para se transformar em um estado líder no Brasil. O Tocantins como um estado tão jovem, tão importante para a transformação dessa região, um polo de desenvolvimento, não pode fazer política de forma improvisada, tem que planejar seu futuro. E a liderança do governador Wanderlei Barbosa é que vai fazer a transformação do Estado.” Essas foram as primeiras considerações feitas pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, na tarde desta quinta-feira, 3, no auditório do Palácio Araguaia, ao ministrar a palestra “Governança Pública: o Desafio do Brasil”.

Na ocasião, o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou juntamente com o presidente do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Ricardo Todeschini Zílio, um Protocolo de Intenções estabelecendo a cooperação mútua visando disseminar o Programa de Governança Pública do Estado do Tocantins. A ação conjunta também prevê a capacitação de agentes públicos para compreensão e aplicação efetiva dos princípios e políticas de governança e compliance.

O ministro Augusto Nardes frisou que a governança pública visa servir a sociedade, é fundamental para evitar fraudes e desvios, e para contribuir com a segurança jurídica, trazendo como resultado a atração de investimentos e a geração de emprego e renda para a população. “Quando se estabelece uma política de governança começa a se entender os conceitos de governança. Governança não é gestão, mas está correlacionada. Governança são três palavras chaves: direcionar, avaliar e monitorar. Quem direciona é o líder, mas se não avaliar e monitorar corre o risco de cometer erros. Com a governança podemos aprimorar a entrega de resultados”, ponderou.

Coerência e Transparência

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância de se fazer uma gestão com coerência e transparência. “Eu tenho responsabilidade enquanto gestor público. Não faremos um bom governo se não tivermos coerência e a capacidade de buscar a governança e transparência em todos os nossos atos. Por isso que eu procurei o TCU e o ministro Augusto Nardes que encabeça um projeto importante para o Brasil”, destacou.

O Ministério da Saúde (MS) comunicou que, na tarde desta quinta-feira, 3, o Tocantins receberá mais 10.600 doses de vacina Pfizer Pediátrica, para ampliação da vacinação contra a covid-19. Até o momento, o Tocantins tem apenas cerca de 20% deste público imunizado contra o novo Coronavírus.

Com esta nova pauta de distribuição de imunizantes, o Tocantins totalizará 67.180 doses de Pfizer pediátricas recebidas, desde que a imunização das crianças de 5 a 11 anos começou. Dados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), atualizados nesta quinta-feira, 3, apontam que 36.938 doses já foram aplicadas em primeiras e segundas doses do ciclo de vacinação de crianças em todo o Estado.

Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Rocha, “até o momento, só cerca de 20% das crianças de 5 a 11 anos estão vacinadas, então é importante que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação, para que haja esta imunização, pois a Covid-19 também tem atingido as crianças e, por isso, se faz necessária a proteção deste público”.

Diandra Rocha declarou ainda que “a Secretaria tem feito a distribuição das doses, aos municípios, em tempo hábil e ajudado as cidades a divulgarem a importância da vacinação neste momento”.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento