03/03/2022 às 13h14min - Atualizada em 03/03/2022 às 13h14min

Agência de Metrologia encerra bimestre com a realização de mais de 4 mil ações que beneficiam a população consumidora


Foto: Divulgação
 
A Metrologia está presente em toda a vida humana. As medidas como o pão da padaria de todo dia, a comida por kg, os números da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são alguns exemplos da presença fundamental das ações metrológicas nas relações de consumo. É por meio da medição que muitos objetos são comercializados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade.

No Tocantins, é compromisso do Governo Estadual proteger o cidadão-consumidor e em estabelecer a concorrência justa entre as empresas por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo o órgão delegado oficial.

De acordo com o gestor da pasta, Rérison Castro, “a atuação da Agência de Metrologia tem o foco em harmonizar as relações de consumo e, por meio da competência metrológica, assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação e atenda aos regulamentos do Inmetro”, destaca o presidente.

Dados certificam a importância das medições na vida em sociedade

Nos dois primeiros meses de 2022, em janeiro e fevereiro, a pasta totalizou 4.660 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção.

Dentre as ações estão os ensaios e testes laboratoriais, a aferição de instrumentos medidores de velocidade, a aferição de equipamentos de pesagem, a fiscalização de produtos pré-medidos e a instalação de taxímetros, serviços que fazem parte do Plano de Trabalho da Metrologia Estadual e que beneficiam a comunidade.

“Além da atuação de forma fiscalizatória, a Agência de Metrologia realiza um trabalho educativo, com dicas e divulgação de informações à sociedade, visando à proteção e a orientação da população nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o gestor da pasta.
(Governo do Tocantins).

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento