28/02/2022 às 10h03min - Atualizada em 28/02/2022 às 10h03min

Safra de grãos deve ser recorde no Tocantins este ano, mas preços de alimentos nos supermercados dependem do dólar


Foto: Divulgação
 
A expectativa da produção de grãos no Tocantins para a safra 2021/2022 é de novo recorde. Os dois principais produtos agrícolas do estado, a soja e o milho, devem ter aumentos expressivos, de em média 5,3%, na colheita. As enchentes do começo do ano não afetaram estas lavouras porque estão em áreas mais elevadas, longe das margens dos rios, e por isso acabaram não sendo prejudicadas.

O ano passado já tinha sido de recuperação e crescimento para as exportações do Tocantins, mas o sucesso internacional não significa necessariamente preços mais amigáveis aos consumidores do estado. A produção de grãos e carne é voltada ao mercado externo e produtos como hortaliças e legumes, mais usados no dia a dia dos consumidores, costumam ser importados de outros estados brasileiros.

A Secretaria de Agricultura (Seagro) está estudando formar de mudar esta realidade. De acordo com o diretor de projetos e capacitação, Corombert Leão, uma das propostas para recuperar áreas ribeirinhas devastadas por enchentes é justamente utilizá-las para este tipo de cultivo. A ideia é plantar as batatas, cenouras e hortaliças que abasteceriam os supermercados e feitas nos municipios.

"Aqui no Tocantins, a safra comercial é das frutas, da carne do boi, do leite e dos grãos. Pra estes produtores não teve perdas com as chuvas. Quem foi prejudicado é quem planta pra substancia e o foco é ajudar justamente estas pessoas", explicou.

A proposta enfrenta alguns desafios, já que os insumos para a produção todos se baseiam no mercado internacional, o que acaba encarecendo criação das novas áreas por causa do preço do dólar, que segue nas alturas.

Já para os grandes produtores, o dólar alto é uma boa notícia, porque indica que a soja e o milho serão vendidos em condições mais vantajosas internacionalmente.

Ao longo da safra, a produção do Tocantins deve aumentar de 5,5 para 5,8 milhões de toneladas de grãos. A Conab afirma que os grãos estão com boa qualidade, atendendo os padrões de exportação, sendo registrado que a baixa luminosidade por conta dos dias chuvosos e nublados, contribuiu para um menor tamanho dos grãos colhidos.

Entre os principais produtos, a soja deve crescer de 3,5 para 3,7 milhões de toneladas de grãos e p milho segunda safra deve ultrapassar 1 milhão de toneladas de grãos, superior as 924 mil toneladas da safra passada.

Corombert alerta ainda que além dos desafios da implantação de novas culturas, o Tocantins também ainda precisa de mais industrialização. "É um estado recente na produção agrícola, então nós temos poucas indústrias de processamento. Não há armazéns suficientes no estado para segurar os grãos até o momento em que preço é mais vantajoso, por exemplo".

A preocupação é semelhante ao que indica a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto). "Apesar do Tocantins apontar um crescimento de 35% nas exportações em relação ao ano anterior, a maioria dos produtos exportados são in natura, como a soja em grãos, por exemplo, que é o principal item exportado. Esse é o grande desafio, industrializá-los, agregar valor na produção e, consequentemente, gerar riqueza e ampliar o parque industrial do estado", avalia Amanda Barbosa, gerente da unidade de desenvolvimento industrial.

Em 2021 o Tocantins comercializou seus produtos para 77 países, entre eles a China, seu principal parceiro, que teve participação de 55,91% no total das exportações.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento