23/02/2022 às 08h13min - Atualizada em 23/02/2022 às 08h13min

Instância de Governança Regional do Jalapão será mecanismo de desenvolvimento do turismo


Foto: Divulgação
 
O planejamento da Instância de Governança Regional (IGR) do Jalapão para o biênio 2022/2024 foi a pauta principal de encontro realizado nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Novo Acordo, um dos municípios integrantes da região turística Encantos do Jalapão. A reunião contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, que ressaltou a importância do setor no contexto econômico do Estado.

"São 53 atividades econômicas ligadas ao turismo, gerando empregos diretos e indiretos. O turismo dá resposta rápida a quem investe", ressaltou Hercy Filho. "O nome Jalapão já está consolidado, agora é importante reforçar a IGR para agregar forças", afirmou ainda o secretário de Estado, que estava acompanhado da superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

A reunião, que contou com a participação de prefeitos, gestores de turismo e empresários do setor, foi aberta pela prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista. O prefeito de São Félix, Carlos Irael Ribeiro (Carlão), lembrou que o programa de regionalização do turismo é um desejo antigo, que já soma 17 anos. "Estamos vivendo um momento diferente, onde o governador Wanderlei Barbosa entende nossa realidade", comentou o prefeito.

A técnica da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Turismo, Graziela Cortez, fez uma explanação sobre a Importância da Instância de Governança Regional e o Mapa do Turismo do Brasil, além de pontuar alguns pontos específicos que são exigidos pelo Ministério do Turismo para entrar ou permanecer no Mapa, como a constituição de conselhos municipais de turismo, a inventariação dos equipamentos e serviços ofertados pelo município e o cadastramento dos empresários no Cadastur.  A superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, pontuou que os técnicos da Sectur estão à disposição para auxiliar.

Ao final da reunião, ocorreu a escolha da nova diretoria da IGR do Jalapão. Por aclamação, foi definida como presidente Thaiza Demarchi, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros; vice-presidente Dário Monteiro Gomes, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Lizarda; e como secretário João Fernandes Lino Filho, secretário de Turismo de Ponte Alta. Ficou definido que, na próxima reunião, serão abertos novos cargos, que serão ocupados por representantes dos demais municípios da IGR.
(Governo do Tocantins).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento